Sicredi comemora o Mês das Crianças com novo gibi sobre educação financeira

Terceira edição de parceria com a Turma da Mônica aborda uso do crédito e administração das dívidas.

Vencer o imediatismo, aprender a poupar e se planejar para conquistar objetivos de longo prazo são alguns dos principais desafios do brasileiro com relação ao dinheiro. De acordo com o Indicador de Bem-Estar Financeiro da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), 56% dos brasileiros admitem que não conseguem aproveitar a vida como gostariam pela forma como administram seu dinheiro.

O fenômeno é uma consequência de como a população aprendeu a lidar com as finanças. Uma série de estudos mostra que, quanto mais cedo se fala de dinheiro, mais chances os cidadãos têm de desenvolver consciência em relação aos seus hábitos de consumo. A fim de auxiliar no desenvolvimento de uma cultura de consumo consciente e o uso responsável do dinheiro, o Sicredi – primeira instituição financeira cooperativa do Brasil – lançou, neste mês de outubro, a terceira edição da série especial de revistas em quadrinhos da Turma da Mônica com a temática “educação financeira para crianças”, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções. Nesta edição, o foco é o uso do crédito e a administração das dívidas.

No total, serão seis edições, baseadas no conteúdo do Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil: Nossa Relação com o Dinheiro; Orçamento Pessoal ou Familiar; Uso do Crédito e Administração das Dívidas; Consumo Planejado e Consciente; Poupança e Investimento; e Prevenção e Proteção. Três edições já foram lançadas neste ano e outras três sairão em 2019. Os gibis estão disponíveis, gratuitamente, em todas as agências do Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo que já foram distribuídos, nas três primeiras edições, mais de 2,1 milhões de exemplares.

Para o presidente nacional do Sistema Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, iniciativas como esta cumprem o papel de uma instituição financeira cooperativa de contribuir com a educação financeira, fazendo com que hábitos de toda uma geração possam ser mudados. “É preciso que as crianças, que serão os adultos amanhã, sejam estimuladas a pensar no uso consciente do dinheiro. Assim, conseguimos incentivar comportamentos responsáveis que beneficiarão a sua segurança financeira no futuro e facilitar que os seus sonhos sejam alcançados”, ressalta.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,8 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

2 Comentários

  1. Olá, boa tarde!
    voces tem como me disponibilizar a forma de adquirir este gibi mencionado na matéria acima “Sicredi comemora o Mês das Crianças com novo gibi sobre educação financeira”? Eu sou presidente de uma Cooperativa aqui em Araxá e estávamos pensando de dá um gibi deste a cada cooperado. estou deixando abaixo o e-mail e site de nossa cooperativa, abs

    1. Author

      José Vander, os gibis estão disponíveis, gratuitamente, em todas as agências do Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Você pode fazer contato com a Central Sicredi PR/SP/RJ, para obter mais informações. Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *