Encontro capacita lideranças do cooperativismo

Programa de formação de conselheiros da Central Sicredi PR/SP/RJ aborda os desafios da governança cooperativa.

Os novos conselheiros fiscais e administrativos das cooperativas que integram a Central Sicredi PR/SP/RJ começaram na segunda-feira, 4 de junho, o programa anual de formação. No total 48 lideranças de nove cooperativas participaram do curso, que foi realizado em Curitiba até o dia 6 de junho. A iniciativa integra o programa de formação continuada de educação cooperativista, denominado Crescer.

Para capacitar os associados que vão atuar na gestão das cooperativas, a formação contou com a palestra do professor Luiz Carlos Cabrera, engenheiro, diretor da PMC-Amrop International e professor da Fundação Getúlio Vargas e da Fundação Dom Cabral. O especialista destacou a importância e os desafios da governança cooperativa nos tempos atuais.

As instituições financeiras cooperativas são corporações, ou organizações, nas quais não existe a figura do sócio controlador. Com isso, os conselheiros de cada cooperativa representam todos os sócios, que também são clientes. E essa é a beleza do modelo. Por ter um papel determinante, ao definir estratégias, os conselheiros precisam ter uma formação relevante, argumentou Cabrera.

Para o diretor executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohmé, os conselhos têm vasto poder, dever e responsabilidade porque fornecem aos executivos as diretrizes para o dia a dia. “Esses representantes, eleitos pelos associados, têm a missão de colocar em prática a estratégia traçada para a perenidade do negócio, trabalhando no propósito da organização a longo prazo. Os executivos e o conselho precisam atuar em sintonia para alcançar melhores resultados”, explicou.

Durante os três dias de formação os conselheiros receberam treinamento teórico e prático, com informações sobre responsabilidade corporativa, controles internos, gestão de pessoas, aspectos legais e normativos internos, gestão econômico-financeira e programas sociais.

O trabalho também foi destacado pelo presidente nacional do Sistema Sicredi e da Central PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock. “Ao longo da nossa história aprendemos que quando queremos encontrar a solução para um problema devemos ‘colocá-lo na mesa’ e ouvir todas as alternativas. Temos um grande espírito de colaboração para que cada um dê o melhor de si, por isso, a importância desses programas de formação que permitem a troca de experiências entre lideranças de diferentes cooperativas”, finalizou.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.