Instituto Sicoob promove ações gratuitas de conscientização e gestão de finanças pessoais

Entre os dias 14 e 20 de maio, o Instituto Sicoob, em parceria com o Sicoob Confederação, participa da Semana Nacional de Educação Financeira, promovida pelo Banco Central (BACEN). Para esta 5ª edição, o Instituto realizará cerca de 1.200 ações educacionais gratuitas em todo o país incluindo workshops, palestras, orientações financeiras, atendimento individual da comunidade, formações online e campanhas de sensibilização via redes sociais, SMS, e-mail marketing, TV e rádio.

O principal tema abordado pelo Instituto Sicoob será gestão de finanças pessoais e a programação envolve ainda assuntos como investimentos, previdência, endividamento, educação financeira para pais e crianças, além da formação de multiplicadores em educação financeira.

No Rio de Janeiro, por exemplo, a população carioca poderá participar das Clínicas Financeiras no Largo da Carioca, na região central da Capital. Por lá, planejadores e voluntários do Instituto Sicoob realizarão atendimentos individualizados em uma tenda de 20 metros que abrigará, ainda, um auditório para palestras.

Cidadão consciente

Um dos pilares do Instituto Sicoob é a educação financeira. Por isso, Luiz Edson Feltrim, superintendente do Instituto Sicoob, ressalta a importância da participação da instituição no evento do Banco Central. “Um cidadão consciente e educado financeiramente sabe se planejar, poupar, faz bom uso de concessões do crédito e opções de financiamento que lhe são oferecidos, e conhece bem os produtos e serviços das instituições financeiras. Além disso, evita o superendividamento”, declara.

Feltrim afirma que uma das metas do Instituto Sicoob é fazer com que a educação financeira seja parte, sobretudo, da cultura do Brasil, como tem acontecido em vários países. “A educação financeira não avançará no Brasil sem o esforço e o comprometimento engajado de diversos órgãos”, completa.

Valor social

Para Marco Aurélio Almada, presidente do Conselho de Administração do Instituto Sicoob Sede, chegou a hora de mostrar para a sociedade tudo aquilo que as cooperativas do Sicoob fazem além de emprestar dinheiro, vender produtos e apresentar sobras. “A Semana Nacional de Educação Financeira possibilita mostrar que o Sicoob, além de fornecer excelentes condições comerciais ao cooperado, também faz a diferença na comunidade onde está inserido. Geramos valor social”, garante.

Por meio de programas e projetos que abordam a relação cotidiana das pessoas com os seus recursos, o Instituto Sicoob dissemina conhecimentos úteis e ferramentas práticas que podem ser usados no dia a dia de todos os participantes, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do planejamento financeiro para uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo.

A programação completa da 5ª Semana ENEF pode ser acessada no site www.semanaenef.gov.br/agenda.

Sobre o Sicoob
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui 4 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 466 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de: cartões, consórcios, DTVM, seguradora, previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a quinta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com 2.697 pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.