Evento de Orientação Financeira promovido pelo Instituto Sicoob atende 900 pessoas gratuitamente no Rio de Janeiro

Histórias de endividamento, problemas com cartão de crédito, dúvidas sobre finanças pessoais, organização do orçamento familiar, mistura do orçamento pessoal com o da empresa. Esses e muitos outros temas foram abordados na ação gratuita de orientação financeira, aberta ao público, que aconteceu na última semana no Rio. No total, 900 cariocas participaram do evento que tomou conta do Largo da Carioca, no Centro da cidade, em busca de informações e dicas. Foram 400 participantes nas palestras e 500 pessoas atendidas nas clínicas financeiras.

Promovido pelo Instituto Sicoob em parceria com a Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros), a ação foi desenvolvida totalmente alinhada à 5ª Semana Nacional de Educação Financeira do Banco Central (BACEN). O evento contou com um time de 120 voluntários que ministraram palestras diariamente, além de analistas e planejadores financeiros do Sicoob Central Rio e da Planejar, que tiraram dúvidas da população em clínicas financeiras individuais. Os temas mais procurados pelos cariocas foram: dívida com cartão de crédito, endividamento com bancos, financiamento, planejamento financeiro domiciliar, entre outros assuntos ligados à educação financeira.

De acordo com Silvana Lemos, Gestora do Instituto Sicoob no Rio de Janeiro, promover o acesso à educação financeira é o propósito principal do Instituto. “Foi extremamente gratificante ver a satisfação de cada pessoa atendida e mais ainda o sentimento de pertencimento do nosso voluntariado ao prestar este serviço de utilidade pública”, comemora Silvana.

O fotógrafo Sergio Vonheld, de 57 anos, foi um dos participantes das palestras. “Eu estava passando por aqui e não pude deixar de entrar. A gente acaba não sabendo lidar com o dinheiro e sempre temos questões e dúvidas para tirar. Eu, por exemplo, não posso ter cartão de crédito. Cancelei o meu e pago tudo no débito, para não ter problema. A palestra aqui foi muito boa para me ajudar a pensar no planejamento do dinheiro que recebo, precisamos parar para pensar no planejamento diário. Principalmente eu, que sou autônomo e não recebo todo mês a mesma quantia”, contou Sergio.

As palestras aconteceram diariamente, para toda a população, sempre em quatro horários pré-determinados. Uma das palestrantes foi a analista de gestão educacional do Banco Central, Denise Rodrigues da Silva. De acordo com Denise, que trabalha há 18 anos no BACEN, a população é, no geral, muito desregrada financeiramente. “As pessoas caem com facilidade nas armadilhas financeiras. Isso porque a população é, em sua maioria, muito indefesa e carente de informação. A receptividade do público no evento foi muito boa e recebi muitas perguntas sobre juros de bancos, dúvidas sobre cartão de crédito e financiamento”, enumera a analista.

Luiz Edson Feltrin, ex-diretor do Banco Central e do Banco do Brasil, foi um dos executivos que prestigiaram a ação e fez questão de acompanhar de perto as atividades. “Preciso parabenizar o Sicoob Central Rio pela ideia de trazer esse ambiente para a cidade, é uma ação fantástica. Muitas pessoas passam aqui sem ter ideia do que é educação financeira. E a população precisa ser orientada para que possam ter o seu dinheiro trabalhando por elas mesmas”, disse Feltrin.

A diretora do Sicoob Central Rio, Nábia Jorge, também comentou o sucesso do evento. “Essa ação está totalmente alinhada com o nosso propósito, de olhar para o entorno, para a comunidade. É o tipo de evento que traz o conceito de valor compartilhado e agregado. Nosso objetivo é levar educação financeira para a população e estamos muito felizes com o resultado e com a reação das pessoas”, finaliza a executiva.

1 comentário

  1. Excelente conteúdo sobre cooperativismo, que instrui, traz novos conhecimentos permitindo aprofundar-se.

    Gostaria de saber como baixar o ebook COOPERATIVISMO FINANCEIRO; já me cadastrei no site e encontrei a forma de baixá-lo.

    muito obrigado

    Magno de Lara Madeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *