AG 2018 Assembleia Geral da FNCC

Balanço patrimonial e plano estratégico de ações para2018, figuravam entre os temas principais do encontro.

No último dia 23, Diretoria da FNCC e cooperativas filiadas se reuniram para a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, um encontro para análise de resultados do exercício anterior. O Diretor Presidente da FNCC, Wanderson de Oliveira realizou a abertura com a apresentação de estatística de atendimento das consultorias da Federação e ações de divulgação da marca FNCC em eventos estratégicos – uma maneira de estabelecer maior representatividade política. Em números, Wanderson destacou a recente chegada da Cooperativa Abril, a quantidade de cooperativas fi liadas, o patrimônio líquido que atingiu a marca de R$ 720 milhões e a carteira de empréstimo que alcançou os R$ 420 milhões. Ivo Lara Rodrigues, Diretor Financeiro da FNCC falou sobre balanço patrimonial usando comparativo dos exercícios de 2016 e 2017, que revelou aumento das receitas e redução das despesas, resultado que possibilitou as sobras de R$ 136 mil no exercício de 2017.

Eleição

Paulo Dias (Credi SG) e Delvo Martinelli (Credivista), aceitaram permanecer no conselho, nos seus cargos atuais. Rogério Mesquita (CrediBesp) e Carlos Alberto Camargo (CECREB), se candidataram para o conselho efetivo e Priscila Tomaz (CrediBASF) e Eliane Molina (CoopCargill) foram indicadas para o conselho suplente. André Brone (CoopEricsson) foi eleito como diretor administrativo, preenchendo a vaga aberta da diretoria.

Participações Especiais

Rodrigo Dias, Dr. Américo Utumi e Ricardo Saboya, todos representantes da Ocesp – tiveram uma participação especial na reunião e se declararam empolgados com o crescimento do Cooperativismo de Crédito Nacional. Dr. Américo, que foi presidente da OCESP por três mandatos, falou com propriedade sobre união e ressaltou o ideal dos primórdios do cooperativismo como exemplo para o crescimento das cooperativas.

FNCC participa do Fórum Técnico das Cooperativas de Crédito Independentes.
Entidade esteve presente para fortalecer ainda mais o segmento.

No último dia 14 de março, a Diretoria e filiadas da FNCC, participaram do Fórum Técnico das Cooperativas de Crédito Independentes, em São Paulo. O evento que era uma realização do CECO/SP, aconteceu no Banco Central do Brasil, na Avenida Paulista. O encontro abordou temas como Gestão e Governança Corporativa para Cooperativas de Crédito Independentes, Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito – FGCoop, Boas Práticas de Excelência na Gestão – Cooperativa de Crédito CoopMil e Ações do Conselho Consultivo Nacional do Ramos Crédito da OCB – CECO

“Este evento é uma grande iniciativa do Sistema OCESP Sescoop, com a coordenação do CECO e do Banco Central do Brasil. A convocação das cooperativas independentes para a discussão de assuntos como novas regulações, auditoria corporativa e auditoria de controles internos é de extrema importância para integrar essas cooperativas na pauta do que é discuto sobre o cooperativismo de crédito em Brasília”.
Wanderson de Oliveira, Presidente da FNCC.

Wanderson também explica que o papel da Federação no evento, é de extrema importância, visto que a FNCC reúne 16 cooperativas independentes e pode levar para suas filiadas todos os assuntos atuais do mercado.

Concurso elegeu nome da reunião entre FNCC e federadas
Ao vencedor, foi entregue um Samsung J7 Prime

No início do ano, a FNCC decidiu que era hora de dar um nome à reunião com as federadas. Algo que representasse o encontro entre as cooperativas e que fosse impactante, moderno. “O primeiro passo foi desafiarmos nossa agência de comunicação. Foram oferecidas boas sugestões, mas nós não sentimos que elas representavam exatamente o sentimento deste encontro. Foi quando surgiu a ideia de envolver as federadas em um concurso e não poderia ter sido melhor”, explicou Ivo Lara, Diretor Financeiro.

O concurso aconteceu durante todo o mês de fevereiro. Ao todo, dezoito pessoas participaram e entre os nomes sugeridos, o escolhido pela comissão, foi Conecta, uma ideia de André Brone, Coordenador da CoopEricsson, que como prêmio, recebeu um Samsung J7 Prime. E ele contou como chegou a este nome.

“Quando mandei o nome pensei muito na questão de conexão das Cooperativas. Mudar um pouco o conceito de cooperar para algo que fosse mais atual e dinâmico. Daí surgiu o Conecta!”, explicou.

Para Ivo Lara, Diretor Financeiro da Federação, a escolha não poderia ter sido melhor. “Ficamos muito felizes com a escolha do nome “Conecta”, um nome que representa muito bem a missão cooperativista da FNCC. Parabéns a todos que participaram e ao grande vencedor, André Brone, pela criatividade.”

Nova parceria para Auditoria

Ampliação do escopo nas atividades foi determinante para a escolha de uma nova parceria

Nara-Koiseki é a atual parceira da Federação para auditoria interna. Nara-Koiseki é uma empresa que está há 43 anos no mercado e atende a maior parte das nossas filiadas, demonstrando competência no assunto. Essa decisão foi tomada devido à ampliação do escopo nas atividades da auditoria interna – conforme previsto na resolução 4588 do Banco Central do Brasil.

Com isso e a defasagem nos honorários de algumas cooperativas, a diretoria da FNCC decidiu negociar a parceria com a Nara-Koiseki – que prevê desconto efetivo de 15% para as cooperativas filiadas. Para Lourdes Fujita, sócia da empresa, a nova parceria traz mais credibilidade e transparência nos serviços oferecidos.

“A parceria entre a Nara-Koiseki e a FNCC representa um marco para uma nova fase porque possibilita facilita os serviços de auditoria interna de acordo com as determinações do BACEN, contribuindo para a gestão participativa e transparente, fornecendo segurança aos associados”, opinou Lourdes Fujita, sócia da Nara-koiseki.

FNCC Comemora seu 4º aniversário

A FNCC comemorou quatro anos no último dia 10 de março. A data traz à toda todas as conquistas até aqui e de todos os esforços para o permanente comprometimento com as cooperativas federadas e com o cooperativismo. Mas 2018 não é só um ano que marca os quatro anos da Federação, ele representa uma fase de mais proximidade e troca em todas as esferas do ramo.
A todos que estão com a gente nessa caminhada, nosso muito obrigado!

FNCC faz parte do CECO

Nos encontros do Conselho são tratados temas como legislação, planejamento estratégico, ações de marketing governança, entre outros

O CECO – Conselho Consultivo do Ramo de Crédito do Estado de São Paulo, organizado pelo Sistema OCESP/SESCOOP-SP, tem como objetivo debater questões estratégicas do cooperativismo de crédito, em âmbito nacional.

Para a FNCC, fazer parte do CECO é uma oportunidade de discutir, debater e analisar assuntos do interesse da Federação e suas filiadas e, por isso, todos os encontros do conselho são muito importantes.

“Com a participação da FNCC no CECO, a Federação fortalece as Cooperativas filiadas. É um meio pelo qual podemos levar demandas das nossas federadas para discussão”, argumenta o Presidente da FNCC, Wanderson de Oliveira.

Rodrigo Severiano Fernandes Dias, Consultor Técnico de Gestão e Gestor de Desenvolvimento de Cooperativas, explica como funcionam os encontros e salienta a importância da participação das cooperativas.

“Por meio de reuniões bimestrais, são debatidas questões estratégicas e ações que visam o crescimento e desenvolvimento sustentável do cooperativismo de crédito no Estado de São Paulo. Esse ajuntamento é importante porque propõe demandas do cooperativismo de crédito aos órgãos reguladores de mercado e entre as próprias cooperativas – ou seja, é o ouvido e a voz das cooperativas de Crédito Paulista”, salientou o consultor.

Para o Presidente da FNCC, fazer parte deste conselho traz ainda mais credibilidade à instituição, que tem por missão representar os interesses das filiadas. “Faz parte da missão da Federação representar suas cooperativas associadas junto aos órgãos governamentais e de todo o segmento cooperativista. Aliada às lideranças que integram o CECO, a FNCC trabalha para que suas filiadas e o cooperativismo ganhe ainda mais força”.

Em São Paulo existem dois CECOS. Um formado pelos presidentes da FNCC, cooperativas independentes, SICOOB, SICOOB UNIMAIS, SICREDI e UNICRED e o outro – GT do CECO (Grupo Técnico do CECO) – esse formado por representantes dessas mesmas entidades, mas com encontros para objetivos diferentes, mais voltados para discussão e análise de temas ligados à legislação e outros assuntos tratados na Coordenação do CECO.

1 comentário

1. Parabéns aos amigos da FNCC pelo evento e pelas conquistas. È dessa forma que fazemos nosso cooperativismo cada vez mais forte e consolidado, com pessoas dedicadas e voltadas para seu crescimento impecável, com responsabilidade e transparência. Muito sucesso nesse ano e que na AGO que ocorrerá em 2019 estejamos comemorando um sucesso ainda maior. Grande abraço a todos e se precisarem contem com a CIZA TREINAMENTO ASSESSORIA E PSICOLOGIA LTDA, para ajudá-los nessa caminhada.