Sicoob é o primeiro no mundo a ter novo computador de grande porte da IBM

Como parte das estratégias do Sicoob, maior sistema de cooperativas financeiras do Brasil, de alavancar seus negócios usando a tecnologia, o Sicoob Confederação adquiriu recentemente três novos mainframes modelo Z14 LinuxONETM EmperorTM II, tornando-se a primeira empresa do mundo a implementar, em ambiente produtivo, o modelo mais moderno de Mainframes da IBM. O objetivo é oferecer melhorias ao sistema e atender a necessidade de expansão de processamento e atualização do parque tecnológico, com vistas a acomodar o crescimento dos atuais e novos negócios do Sicoob, incluindo as transações da nova plataforma digital lançada em julho deste ano. O aperfeiçoamento da segurança é ponto chave desse novo modelo, o que garante o sigilo total dos dados.

Duas das máquinas já chegaram na sede do Sicoob Confederação, em Brasília (DF). A terceira será recebida em 2018. No último dia 2 de outubro, o primeiro Mainframe Z14 LinuxONETM EmperorTM II entrou em funcionamento, acionado pelo presidente do Sicoob Confederação, Henrique Castilhano Vilares. Acompanharam a implementação da nova tecnologia o diretor de TI, Antônio Cândido Vilaça Junior; o diretor Operacional, Francisco Reposse Junior; o superintendente de Tecnologia da Informação, Dênio Rodrigues e o superintendente de Sistemas da Informação, Edson Lisboa.

Henrique Castilhano Vilares (presidente do Sicoob Confederação), Dênio Rodrigues (superintendente de TI), Antônio Cândido Vilaça Junior (diretor de Tecnologia), Francisco Reposse Junior (diretor Operacional) e Edson Lisboa (superintendente de Sistemas da Informação) na cerimônia de ativação do mainframe. (Foto: Divulgação)

Maior desempenho

Os equipamentos substituirão os mainframes atuais, responsáveis por hospedar os sistemas críticos de negócio (Canais de Atendimento, Convênios, Compensação Bancária, Sistema de Pagamento Brasileiro – SPB, Tesouraria, Mesa de Operações Bancoob DTVM) e pelo processamento dos demais produtos transacionais e analíticos do Sistema de Informática do Sicoob – Sisbr. Eles proverão um aumento de desempenho estimado de até 60% e de capacidade de memória RAM em mais de 150%, comparados ao anterior.
Essa nova geração foi planejada para fornecer um conjunto único de software e placas dedicadas à segurança total dos dados, definida como “Pervasive Encryption”, ou em tradução livre para o português, “Criptografia Profunda”. A nova tecnologia garante que os dados sejam embaralhados em todas as camadas de software e hardware do equipamento que poderiam ser exploradas por hackers, dificultando cada vez mais para o atacante obter qualquer informação útil.

Sobre o Sicoob
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), possui 3,7 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 476 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação).
Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de: cartões, consórcios, DTVM, seguradora, previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras.
A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,6 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. (Fonte: Maxpress Net.)

Fonte: tudosobrexanxere.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *