Dia de Cooperar é apresentado em assembleia da ACI na Malásia

O Dia de Cooperar (Dia C), projeto criado em Minas Gerais, foi apresentado para cooperativistas do mundo todo no dia 15/11, durante a Assembleia Geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em Kuala Lumpur, na Malásia. O evento aconteceu no período de 14 a 17 de novembro.

Convidado pelo Sistema OCB, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, falou ao público sobre o Dia C, que fomenta ações de transformação social, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“É uma honra ter a oportunidade de apresentar esse projeto, que já alcançou mais de um milhão de pessoas em todo o Brasil e fez com que mais de 802 cooperativas reafirmassem seu interesse e compromisso com as comunidades onde estão inseridas. O nosso desejo é que o Dia C expanda as fronteiras brasileiras e alcance as pessoas de todo o mundo”, disse Scucato.

O dirigente integrou um painel, no dia 15, chamado “Cooperativas para 2030: Exemplos do Engajamento das Cooperativas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Nele, foi discutida uma plataforma on-line em que cooperativas podem compartilhar suas iniciativas de engajamento para o alcance dos ODS, uma agenda mundial da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. O Dia C esteve entre as ações exibidas como exemplo bem-sucedido de integração dos ODS ao planejamento estratégico das cooperativas.

A apresentação foi motivada pelo discurso feito pelo presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, sobre a campanha, em julho deste ano, na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. A Unidade Nacional fará outra palestra durante o evento, ministrada pela gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta, sobre o comércio brasileiro entre cooperativas com a demonstração do Catálogo Brasileiro de Cooperativas Exportadoras.

Presidente sul-americano e conselheiro brasileiro

Durante a assembleia geral foram realizadas as eleições para o mandato 2017-2021 à frente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). O presidente eleito foi Ariel Guarco, dirigente cooperativista argentino, que somou 671 dos 961 votos possíveis. O brasileiro Onofre Cezário de Souza, atual presidente da OCB/MT, também se elegeu para compor o conselho da organização, como o sexto mais votado.

Guarco é o segundo latino-americano a presidir a Aliança e o segundo mais jovem a ocupar o cargo, aos 48 anos de idade. O primeiro representante da América Latina foi o brasileiro Roberto Rodrigues, que presidiu a ACI entre 1997 e 2001.

Cooperação e diversidade

Anfitrião do evento, o ministro do Comércio Doméstico, Cooperativas e Consumidores (em tradução livre), YB Datuk Seri Hamzah Bin Zainudin, agradeceu a oportunidade de sediar o evento. “Estou honrado que nosso país foi selecionado para receber esse renomado encontro com tantos líderes cooperativistas de mais de 90 países”, disse.

Presente durante a abertura da assembleia, a presidente em exercício da ACI, Monique Leroux reforçou a democracia inerente ao cooperativismo. “Nós nunca falaremos o bastante sobre como esse movimento contribui para um mundo melhor. Existe uma grande diversidade nesta sala, com mulheres, homens, jovens de diferentes locais do mundo. Nós estamos unidos na diversidade”, afirmou.

Fonte: minasgerais.coop.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *