Cooperativismo de Crédito Cresce e Aparece, por Fernando Fagundes

cooperativismo de creditoO cooperativismo de crédito cresce sem parar no mundo todo, dada a expansão ininterrupta da demanda por financiamentos de pessoas físicas e jurídicas. Mais de cem países praticam o cooperativismo, com cerca de 1 bilhão de cooperados, 2,6 milhões de transações comerciais, US$ 3 trilhões em receitas anuais e 250 milhões de empregos gerados.

Aqui no Brasil, o peso dos quatro maiores sistemas cooperativos – UNICRED, Sicredi, Sicoob e Confesol também é representativo – juntos, eles formariam o sexto maior banco do país, com R$ 220 bilhões em ativos. Hoje, todo o sistema cooperativo de crédito nacional conta com 13,2 milhões de cooperados e 6.655 mil cooperativas, que, em conjunto, têm 3% de todos ativos financeiros do país.

Essa força do cooperativismo de crédito já foi percebida pelo brasileiro, que cada vez mais visa usufruir de seus benefícios. Por isso, a UNICRED – que tem quatro centrais, 34 cooperativas e 235 unidades de negócios – vê grandes possibilidades de expansão em 2017: acaba de inaugurar as unidades de negócios na Barra da Tijuca (RJ), Sul da Ilha (SC), Várzea Grande (MT) e Santiago (RS). Além disso, em maio será inaugurada a unidade de negócios de Cachoeira do Sul (RS). A UNICRED projeta crescer em ativos totais os usuais 20% ao ano.

Esse crescimento estimado está diretamente ligado aos benefícios para cooperados. No caso das pessoas físicas, por exemplo, conta muito o fato de os juros serem mais baixos (média de 2%) do que em outras instituições financeiras (média de 4%). Nas cooperativas, as aplicações financeiras também costumam render mais, uma vez que, por definição, não visam ao lucro, as sobras, que seriam os lucros (no caso dos bancos) são distribuídas entre seus associados, na proporção de utilização dos serviços.

Além disso, os cooperados pessoas físicas contam com todo tipo de produtos financeiros – caderneta de poupança, porém, só está disponível quando o sistema possui banco próprio. A comodidade de ter todos os produtos financeiros também pesa muito. Assim, dentre os novos produtos à disposição dos cooperados, a UNICRED disponibiliza consórcios para pessoas físicas em Santa Catarina (veículos e imóveis) e no Rio Grande do Sul (imóveis). E as Centrais de outros Estados também estudam oferecer o produto em breve.

Já para as pessoas jurídicas, os benefícios também são muitos. Num momento em que o desemprego é crescente e muitos trabalhadores se tornam empreendedores, as cooperativas de crédito são um grande apoio na gestão financeira, ajudando, inclusive a reduzir o custo financeiro dos empresários. A maioria deles costuma ter muita dificuldade para captar recursos e, nas cooperativas, se encontra atendimento customizado e todas as orientações necessárias para a obtenção de crédito responsável.

Acima da pujança e dos inúmeros benefícios, as cooperativas de crédito oferecem um atendimento ao cooperado diferenciado e customizado, e tecnologia de ponta, base de transações financeiras ágeis e seguras, que levam ao usuário-cooperado uma excelente experiência em todo tipo de operação.

*CEO da Unicred do Brasil

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *