Feira do Empreendedor: Palestras sobre cooperativismo de crédito marcam último dia do evento

Feira do EmpreendedorExecutivos do Sicredi abordaram os diferenciais e as vantagens das instituições financeiras cooperativas.

Na era da economia compartilhada, as cooperativas de crédito e investimento estão se consolidando como uma opção vantajosa frente aos bancos tradicionais. Ao oferecer todos os serviços financeiros com taxas mais justas e um atendimento próximo e pessoal, as instituições como o Sicredi têm se tornado uma alternativa mais viável para pequenos e médios empreendedores – assim como para pessoas físicas e empresas de maior porte.

Esses foram alguns dos assuntos abordados nas palestras do último dia da sexta edição da Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae-SP. O evento reuniu mais de 150 mil pessoas no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, entre os dias 18 e 21 de fevereiro.

Pela manhã, o gerente de desenvolvimento de negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adilson Felix de Sá, falou sobre “Como cooperativas de crédito podem auxiliar a gestão financeira de empreendedores”. Durante a palestra ele explicou como funcionam e quais os serviços oferecidos pelas cooperativas de crédito e investimento, os diferenciais em relação aos bancos tradicionais e como uma instituição financeira cooperativa pode ajudar a reduzir o custo financeiro dos empresários.

O Sicredi já conta com 3,4 milhões de associados em todo o País, sendo a sexta maior rede de atendimento bancário, com mais de 1.500 agências, acumulando um patrimônio líquido de R$ 10,5 bilhões e administrando R$ 65 bilhões em ativos totais. “Isso demonstra a força do cooperativismo de crédito, que vem crescendo, em média, 20% ao ano”, destacou.

Adilson lembrou ainda que as cooperativas de crédito e investimento são sociedades de pessoas e não sociedades de capital, como os bancos tradicionais. “Outra grande diferença é que o usuário é dono do negócio, participando das decisões e da distribuição de resultados”, ressaltou o gerente.

Outra palestra do dia foi com Eduardo Goni, do Banco Cooperativo Sicredi. Ele falou sobre o “Mercado de cartões no Brasil: oportunidade para empreendedores”, mostrando que as cooperativas oferecem diversas vantagens em termos de taxas e prazos. “Como nosso foco é no associado, conseguimos cobrar menos e beneficiar o empresário, aumentando sua lucratividade”, explicou.

As vantagens das cooperativas de crédito e investimento não param por aí. O Sicredi tem investido em duas frentes: na abertura de novas agências e na tecnologia, para continuar oferecendo comodidade nos acessos por internet banking e aplicativos. “Assim, prestamos o atendimento pessoal e personalizado, que é nossa marca registrada, mas possibilitando ao associado as transações financeiras remotas, via desktop, celular ou tablet”, complementou Adilson.

O Sicredi oferece ainda: maquina de cartão de débito ou crédito, cartões de crédito, conta corrente, consórcios, linhas crédito (sem cobrança de IOF), investimentos, pagamentos, previdência, câmbio, seguros, recebimentos, entre outros serviços. “Somos uma instituição financeira colaborativa, transparente e, sobretudo, mais justa”, finalizou.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 20 estados*, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.
Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

*Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

2 Comentários

  1. Parabéns pelas exposições realizadas! Ao Palestrar sobre o tema Cooperativismo, especialmente no segmento de Crédito, sempre lembro que a Gestão Responsável e Transparente é que fará o Projeto Crescer! Infelizmente observamos o domínio de um pequeno grupo, na maioria das Cooperativas que ocupam os cargos de direção por mais de um mandato. Apesar das Obrigações Legais terem particularidades, entendo que a Gestão Empresarial, no sentido Lucro, se aplica sim ao Cooperativismo. É preciso direcionar Luzes para cada Situação. Contem comigo, Um Abraço Cooperativista.

  2. Acredito que de fato, o Sicredi faz a diferença na vida de muita gente, e com certeza seus produtos e serviços geram várias vantagens aos Cooperados. Assim, aproveitar esta força do Sicredi para juntar os demais sistemas Cooperativos Brasileiros e até as Cooperativas solteiras num projeto que permitisse todos a crescerem e tomarem conta do Brasil, seria fantástico. E assim, teríamos um marca forte, o Cooperativismo Financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *