Unificação da Transpocred e da Transulcred resulta em uma cooperativa de crédito mais forte

Unificação da Transpocred e TransulcredCom a decisão, tomada em Assembleia Geral Extraordinária Conjunta, a Transpocred incorpora o quadro social e a estrutura física da Transulcred, passando a atuar em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Os cooperados da Transpocred (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários de Transportes do Estado de Santa Catarina) e da Transulcred (Cooperativa de Crédito dos Transportadores Rodoviários e de Logística do Rio Grande do Sul) aprovaram em Assembleia Geral Extraordinária Conjunta, no dia 30 de dezembro, em Florianópolis, a proposta de unificação das duas instituições do Sistema CECRED. Com isso, a Transpocred assume integralmente o quadro social e de colaboradores, a estrutura física e todas as contas (ativos, depósitos e operações de crédito) mantidas pela cooperativa gaúcha.

O processo de incorporação ocorreu de forma transparente e compartilhada entre as duas cooperativas, seguindo as diretrizes do Banco Central do Brasil, com o aval da CECRED (Cooperativa Central de Crédito Urbano), central de cooperativas de crédito à qual a Transpocred e a Transulcred estão filiadas. Antes da AGE Conjunta, as cooperativas realizaram assembleias individuais para discussão do projeto e indicação de cooperados para compor uma Comissão Mista que acompanhou os estudos sobre a unificação.

A decisão está alinhada ao planejamento estratégico do Sistema CECRED, com o objetivo de fortalecer o segmento e o cooperativismo de crédito em suas áreas de atuação e de trazer mais vantagens aos cooperados, melhorando o atendimento, ampliando os serviços e reduzindo custos.

Após a unificação a Transpocred passa a contar com um quadro de 10.218 cooperados, com 11 Postos de Atendimento, além de um volume de ativos de mais de R$ 135 milhões. O fortalecimento da Cooperativa deve favorecer seu crescimento e a ampliação da rede de atendimento, uma vez que pode atuar em todo o Estado do Rio Grande do Sul, onde a Transulcred já estava presente nas regiões de Porto Alegre e Bento Gonçalves. Em Santa Catarina, a Transpocred tem Postos de Atendimento nos municípios de Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joinville, Tubarão e Videira.

“Com certeza é uma mudança positiva, pois une a experiência de duas cooperativas para termos uma atuação muito mais forte. A unificação vai nos permitir alcançar novas regiões e novos cooperados. Estamos otimistas com o início das operações, especialmente no Rio Grande do Sul, aonde temos muito a expandir”, afirmou o presidente da Transpocred, Ari Rabaiolli.

A incorporação representa um avanço para os cooperados, que continuam a ter o mesmo atendimento, produtos e serviços aos quais estão habituados, com a vantagem de contar com uma rede de atendimento ampliada e a expertise de mais de 10 anos da Transpocred no atendimento a empresários do ramo de transportes (micro, pequenas e grandes empresas). Para o presidente da Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Estado do Rio Grande do Sul), Paulo Vicente Caleffi, que foi o cooperado fundador da Transulcred, este processo de unificação trará resultados muito positivos aos cooperados, que estarão integrados a uma Cooperativa ainda mais representativa e experiente.

“Nós apoiamos a constituição da Transulcred, em 2013, por acreditarmos que a Cooperativa é um grande negócio, onde o cooperado consegue uma personificação de atendimento, com serviços financeiros que não teria em outras instituições. Agora, apoiamos a sua incorporação à Transpocred com a convicção de que continuaremos a integrar uma Cooperativa com os mesmos objetivos, porém, com mais estrutura e experiência, o que será bom para todos nós. Por isso continuarei apoiando o cooperativismo por meio da Transpocred”, disse Caleffi.

Já o presidente da Transulcred, Paulo Augusto Motta de Oliveira, analisou que as duas cooperativas tinham em sua origem o mesmo objetivo, que é atender os transportadores rodoviários em suas necessidades, oferecendo as mesmas tecnologia e expertise quanto a produtos e serviços. “Entendemos que todos sairemos ganhando. Unidos estaremos mais fortes para enfrentar os desafios decorrentes de um mercado cada vez mais competitivo. Juntos, manteremos o espírito cooperativista, tendo como meta o bem dos cooperados e das comunidades onde estaremos atuando”.

Principais benefícios da unificação:
• União de duas cooperativas que fazem parte do mesmo segmento (transportes e logística) e do mesmo sistema cooperativista (Sistema CECRED), para obter ganho em escala nos produtos e serviços;
• Consolidação de uma Cooperativa ainda mais forte, com atuação em 10 cidades, em dois Estados brasileiros;
• Unificação das estruturas administrativas, de gestão, de processos e dos programas de capacitação para colaboradores e cooperados;
• Garantia de que os cooperados da Transulcred continuam a ter os mesmos produtos e serviços aos quais estão habituados;
• Os Postos de Atendimento da Transulcred em Bento Gonçalves e Porto Alegre passam a fazer parte da estrutura de atendimento da Transpocred (mantendo os mesmos endereços e equipes de atendimento), ampliando as opções de atendimento aos cooperados;
• A Transpocred poderá atuar também em todo o Estado do Rio Grande do Sul, aumentando significativamente seu potencial de expansão;

PERFIL*

Unificação da Transpocred e Transulcred 1* Antes da incorporação (Base de Novembro de 2016)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *