Sicredi está entre os melhores em clima organizacional no Brasil

logo_Sicredi_patrocínioComparado à última edição, Pesquisa de Clima 2016, elaborada pela consultoria Hay Group, mostra aumento de quatro pontos percentuais no Índice de Favorabilidade, chegando a 82%.

Uma instituição onde os colaboradores são os responsáveis pela execução do dia a dia dos objetivos e, ao mesmo tempo, são associados, isto é, “donos” do negócio. Assim é o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 3,3 milhões de associados e presente em 20 estados brasileiros. Atualmente, mais de 20 mil colaboradores atuam em um modelo diferenciado de gestão, que valoriza a participação, e estão comprometidos com os propósitos do cooperativismo de crédito.

A satisfação dos colaboradores do Sicredi em trabalhar com esses propósitos é evidenciada pelos resultados da Pesquisa de Clima 2016. Nela, a instituição financeira cooperativa atingiu 82% no Índice de Favorabilidade – na última edição do levantamento, em 2014, era 78%. A pesquisa é feita a cada dois anos, com os colaboradores com mais de três meses de atuação na instituição. O bom desempenho manteve o Sicredi no grupo de empresas e instituições referências do Hay Group, como uma das que apresentam melhor clima organizacional do Brasil. Denominado de P90, este grupo seleto é formado por clientes da consultoria que atingiram percentual maior ou igual a 78%.

“Podemos destacar especialmente três fatores que correspondem a esse aumento: clareza e direcionamento nas ações do Sicredi, confiança na liderança e qualidade e foco no associado. Nossa meta é manter esse ambiente de trabalho favorável, com o colaborador – que também é associado e se identifica com a causa – continuamente satisfeito e com orgulho de fazer parte do Sicredi”, afirma o diretor-executivo de Gestão de Pessoas da Confederação Sicredi, Carlos Magni.

Nesta edição, 18.329 colaboradores participaram da Pesquisa de Clima 2016, o que representa 98% de adesão – em 2014, foram 14.809, correspondendo naquela época também a 98% do quadro funcional. Neste ano, 95% dos participantes responderam que recomendariam o Sicredi como um lugar para se trabalhar, enquanto que na edição anterior o índice era de 92%. Ao participar do levantamento, os colaboradores respondem 61 questões, divididos em 14 quesitos: Autonomia; Clareza e Direcionamento; Confiança na liderança; Cooperação; Engajamento; Gestão do Desempenho; Oportunidades de Desenvolvimento; Qualidade e Foco no Associado; Recursos; Remuneração e benefícios; Respeito e reconhecimento; Suporte Organizacional; Trabalho, estrutura e processo; e Treinamento

Para os próximos dois anos, com base na Pesquisa de Clima, o Sicredi tem como meta aprimorar seus índices em alguns quesitos até 2018. Entre eles, a gestão de desempenho e remuneração. “Nosso objetivo é desenvolver esse plano para que ele seja cada vez mais eficaz e para que o colaborador perceba que as avaliações ocorrem o tempo todo, e não somente no momento da pesquisa”, conclui Magni.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3,3 milhões de associados e 1.500 pontos de atendimentos, em 20 estados do País*. Referência internacional pela organização em sistema, com padrão operacional e utilização de marca única, o Sicredi conta com 121 Cooperativas de Crédito filiadas, distribuídas em cinco Centrais regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. –, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla uma Administradora de Bens, uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.

Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia, Goiás, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *