Cooperativas de crédito passam a ser alcançadas pelo Bacen Jud

Bacen JudA partir desta segunda-feira (17/10), o segmento das cooperativas singulares de crédito passa a fazer parte do Bacen Jud 2.0. Criado em 2006, o Bacen Jud 2.0 é uma ferramenta de comunicação eletrônica entre o Poder Judiciário e as instituições financeiras, viabilizando o encaminhamento célere de ordens das autoridades judiciais.

A mudança suprime lacuna na pesquisa de executados em processos judiciais e amplia o alcance da ordens de requisição de informações (saldos, relações de agências, contas, endereços, extratos), bloqueio de valores, desbloqueio e transferência de valores bloqueados, que serão feitas com a rapidez e segurança garantidas pelo Bacen Jud 2.0.

A medida beneficia o segmento de cooperativas singulares de crédito por assegurar o alcance do acervo financeiro de clientes associados eventualmente desfavorecidos em ordens de constrição de recursos emitidas pela Justiça, como já ocorre com o setor bancário. Presentes em quase todo o território nacional, as cooperativas de crédito detêm depósitos da ordem de R$ 90 bilhões, segundo estimativa do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCOOP).

Clique para ler o novo regulamento.

Fonte: http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/c/notas/15775

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *