Pela 9ª vez seguida, Copom mantém juros básicos em 14,25% ao ano

Banco Central 1Taxa básica da economia brasileira segue no maior patamar em dez anos. Decisão era esperada pela maioria dos economistas do mercado financeiro.

Pela nona vez seguida, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter os juros básicos da economia em 14,25% ao ano – o maior patamar em dez anos. A decisão, que confirmou a expectativa da maior parte dos analistas do mercado financeiro, foi tomada em reunião em Brasília.

Esse foi o primeiro encontro do Copom do governo do presidente Michel Temer, que não é mais interino, e o segundo comandado pelo novo presidente da instituição, Ilan Goldfajn.

Taxa de juros é mantida a 14,25% pela nona vez seguida (Foto: Arte/G1)

“O conjunto dos indicadores divulgados desde a última reunião do Copom mostra evidências de que a economia brasileira tenha se estabilizado recentemente e sinais de possível retomada gradual da atividade econômica. A economia segue operando com alto nível de ociosidade”, destacou o Copom em nota.

“No âmbito externo, o cenário ainda apresenta interregno benigno para economias emergentes. No entanto, as incertezas sobre o crescimento da economia global e, especialmente, sobre a normalização das condições monetárias nos EUA persistem; a inflação corrente segue pressionada, em parte em decorrência de preços de alimentos, e vem recuando em ritmo mais lento que o esperado”, acrescentou o BC.

Fonte: g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *