MBA em Gestão de cooperativas de Crédito – USP/ESALQ Modalidade à Distância

MBA ESALQOBJETIVO DO MBA

Desenvolver no aluno uma visão estratégica do cooperativismo de crédito brasileiro, discutindo as razões que favorecem o crescimento do segmento dentro do mercado financeiro brasileiro.

Fornecer os conhecimentos técnicos necessários para o desenvolvimento das competências necessárias para a gestão competitiva, dentro do segmento bancário. Firmando os pilares para o crescimento sustentado das cooperativas de crédito enquanto empreendimentos econômicos e empresariais, que tem como diferencial o espirito cooperativo que fortalece as relações intra-instituição e inter-instituições.

JUSTIFICATIVA

“Cooperativa Financeira é uma instituição de crédito organizada sob forma de sociedade cooperativa, mantida pelos próprios cooperados, que exercem ao mesmo tempo o papel de donos e usuários. As cooperativas financeiras são eficientes para o fortalecimento da economia, a democratização do crédito e a desconcentração de renda” (Portal do Cooperativismo de Crédito – www.coopertivismodecredito.coop.br).

No Brasil, ainda que se constate grande número de agências bancárias espalhadas pelo país, o total de instituições bancárias brasileiras e estrangeiras são de aproximadamente 120. Por sua vez, as cooperativas de crédito chegam a 1.400, 76% organizadas em sistemas (Sicoob, Sicred, Unicred, Cecred e Ancosol), respondendo por aproximadamente 7% do movimento bancário brasileiro. As cooperativas de crédito almejam obter 10% desse movimento até 2020. Para alcançar tal participação, as cooperativas de crédito necessitam investir fortemente na capacitação de seus colaboradores, pois os bancos que assim fazem não cederão tão facilmente qualquer parte do seu atual Market Share.

Oferecer um programa de diferenciada qualidade aos profissionais das cooperativas de crédito é a contribuição que a Universidade de São Paulo pode oferecer, principalmente ao levar o necessário conhecimento aos pontos mais remotos do país onde muitas dessas cooperativas de créditos se localizam.

METODOLOGIA, PROPOSTA CURRICULAR E ESTRUTURA GERAL

Entendemos que o Educador se torna hoje, no processo de ensino aprendizagem, o grande mediador, aquele que irá ajudar o aluno a construir o seu conhecimento, ou seja, transformar as suas diversas informações em conhecimento verdadeiro. Assim, tendo por base tal premissa parte-se do princípio de que o aprendizado decorre da sensibilização do aluno para o conhecimento, cabendo ao professor, mediar informações através dos diversos métodos didáticos, atividades práticas, e demais recursos. Assim, o curso propõe como métodos de aprendizagem:

1. Aulas baseadas na metodologia crítico/reflexiva de ensino e/ou expositivas;

2. Aulas em vídeo e/ou documentários e com projetor multimídia;

3. Grupos de estudo orientados pelo docente (leitura e discussão);

4. Acesso on-line a todo conteúdo disponibilizado pelo curso;

5. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

MBA Folder Gestão em Cooperativas de Crédito USPEsalq

4 Comentários

  1. Boa tarde, o tcc é apresentado ou somente entregue?

    1. Author

      Investimento:
      Inscrição de R$ 100,00 + 18 parcelas de R$ 590,00 (BRASIL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *