Portal do Cooperativismo Financeiro Alemanha: Após várias tentativas, os bancos centrais DZ Bank e WGZ Bank concretizam a fusão - Portal do Cooperativismo Financeiro

Alemanha: Após várias tentativas, os bancos centrais DZ Bank e WGZ Bank concretizam a fusão

Deveria esta união servir de inspiração para o cooperativismo brasileiro?


Fusão DZ Bank e WGZ BankApós tentativas de fusões mal sucedidas nos últimos anos, a nova instituição central manterá o nome DZ Bank.

Frankfurt -A fusão dos bancos centrais cooperativos DZ Bank e WGZ Bank demonstra para o mercado alemão a força do cooperativismo. Após a realização das assembleias de acionistas, tanto no gigante DZ Bank, como no WGZ Bank, os cerca de 1.000 bancos cooperativos alemães passam agora  a contar com apenas um banco cooperativo central para lhes apoiar.  

A fusão das duas instituições abriu caminho para a maior fusão bancária na Alemanha desde a aquisição do Postbank pelo German Bank em 2011.

Com a fusão o DZ Bank adotará o slogan do WGZ Bank, “o banco da iniciativa”. Em valores a fusão envolverá praticamente 500 bilhões de euros, confirmando a 3ª colocação no mercado alemão, atrás do German Bank e do Commerzbank.

Enquanto que o DZ Bank tinha atuação nacional na Alemanha, o WGZ Bank atuava em uma região específica, tendo sua sede em Düsseldorf. A última tentativa de fusão havia sido em 2009.

O objetivo é concluir a integração até o final de 2018. As instituições afirmam que já gastaram 250 milhões de euros para concretizar a fusão, mas que esperam que a partir de 2020 tenham uma economia de 100 milhões a 175 milhões de euros por ano. Com a fusão devem ser eliminados cerca de 1000 dos 5.600 postos de trabalho. 

Fontes:

  • http://archyworldys.com/economy-fusion-perfect-dz-bank-and-wgz-bank-take-final-hurdle/
  • http://www.fnp.de/rhein-main/Fusion-von-DZ-und-WGZ-nimmt-letzte-formale-Huerde;art1491,2136010
  • http://www.finance-magazin.de/maerkte-wirtschaft/banken/weg-frei-fuer-fusion-der-dz-bank-und-wgz-1381911/

 

3 Comentários em Alemanha: Após várias tentativas, os bancos centrais DZ Bank e WGZ Bank concretizam a fusão

  1. A fusão dos bancos cooperativos representa o coroamento de um longo processo histórico. Foram necessários mais de 150 anos para que as duas vertentes do cooperativismo alemão unificassem as suas estruturas. Muitas gerações se passaram para superar a desconfiança dos produtores rurais, organizado nas cooperativas Raiffeisen, em relação aos comerciantes do Volksbank.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.