Projeto OCB/DGRV conclui nova série de eventos de capacitação

OCB_DGRVO Projeto OCB/DGRV concluiu, no mês de maio, mais uma série de eventos de capacitação voltados para as cooperativas de crédito das regiões Norte e Nordeste. As cooperativas de crédito dos estados de AC, AM, PA, RO, RR e TO da região Norte e BA e PB na região Nordeste, tiveram a oportunidade de participar das capacitações, que tiveram duração de 16 horas, com o tema “Concessão e Recuperação de Crédito e as Oportunidades no atual cenário”.

Segundo Matthias Knoch diretor de projeto da DGRV no Brasil ”Ano passado o tema abordado foi “Governança – do papel à prática”, agora neste primeiro momento do ano a justificativa para a escolha do tema foi, de que após muitos anos de estabilidade econômica, que permitiam um certo grau de conforto e certezas no ambiente financeiro, o Brasil voltou a conviver com situações de maior risco e de instabilidade política e econômica, afetando fortemente a vida de toda a sociedade e impactando negativamente em vários setores.

Diante disso, se constatou uma acentuada alteração nos indicadores econômicos do país e, portanto, no comportamento financeiro e, finalmente, na estrutura social dos brasileiros. Tais situações tendem a refletir em aumento da falta de capacidade de pagamento de suas obrigações financeiras e ao mesmo tempo, em uma maior procura por crédito, gerando desta forma, vetores de pressão sobre as instituições financeiras em meio a um ambiente de maior riscos e incertezas”.

Na visão de Clara Maffia, Gerente Técnica e Econômica da OCB, ”Para que o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo permaneça em contínua expansão no Sistema Financeiro Nacional, além do crescimento da base de associados, especialmente PJ’s, as cooperativas devem mensurar adequadamente os riscos, mapear as probabilidades, reduzir as exposições às perdas dentro desse novo ambiente de incertezas, de tal sorte que não fiquem estagnadas a ponto de diminuir bruscamente suas operações de crédito, esperando que o ambiente melhore, perdendo espaço e oportunidades. Mas que consigam ter condições adequadas para mitigar possíveis perdas melhorando a qualidade, a eficiência e a capacidade de avaliação, concessão e recuperação de crédito, além de aproveitar possíveis oportunidades de negócios”.

O profissional contratado para apoiar as atividades do projeto, foi o especialista em cooperativas de crédito, Sr. Silvio Giusti, informando que o conteúdo e formato do curso foram construídos para atingir estratégicos objetivos, onde os participantes conseguissem ter acesso a informações da macroeconomia e pudessem interpretar e vincular os impactos dessas informações com o ambiente da cooperativa e seus sócios, permitindo uma maior capacidade de compreensão sobre os indicadores financeiros e socioeconômicos, de tal sorte, que tenham melhores condições de enxergar, de forma antecipada, algum reflexo na economia local, ou de alguma atividade específica onde atuam os associados e reposicionar o processo de concessão de crédito com base nas tendências e situações de mercado e cenário.

A programação se deu contextualizando e avaliando cenários e debatendo estratégias para a melhor condução nas tomadas de decisões, que são pertinentes a carteira de crédito e consequentemente, aos resultados da cooperativa, tratando da análise de risco e concessão de crédito, enfatizando a importância da área de crédito, o papel do cadastro, dados & informações, o crédito sustentável, política de crédito, gestão de risco, desburocratização, mitigação de perdas e orientação ao ‘crédito solução’.

Debatendo ainda, sobre gestão preventiva de inadimplência; educação financeira; monitoramento e acompanhamento; qualificação do pessoal; ciclo da concessão de crédito até a recuperação; sinais de alerta e créditos problemáticos; estratégias preventivas e de gestão de cobrança, assim como, as possíveis oportunidades de negócios das cooperativas em função do atual cenário financeiro.

Foram mais de 120 horas, distribuídas em 08 estados, atingindo cerca de 250 participantes, composto pelos seguintes perfis: Técnicos 50%, Executivos 38%, Presidentes 6%, Conselheiros de Administração 4% e Conselheiros Fiscais 2%.

Conforme o público participante, a avaliação geral do evento, atingiu 52% de forma excelente; sendo que a ampliação de conhecimento, atingiu 55% de forma excelente; a ampliação de compreensão, atingiu 50% de forma excelente; a ampliação de aplicação, atingiu 45% de forma excelente e a utilidade do conteúdo do evento, atingiu 56% de forma excelente.

O Projeto OCB/DGRV é uma parceria entre a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e Confederação Alemã de Cooperativas – DGRV, no sentido de apoiar o fortalecimento e o desenvolvimento de cooperativas de crédito regiões Norte e Nordeste do país, por meio de eventos de capacitação alicerçados na melhoria da gestão e da governança no setor. Aonde atua, as atividades do projeto contam ainda com o apoio das unidades estaduais da OCB e das cooperativas centrais de crédito.

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