Antecipação da Restituição do Imposto de Renda: como fazer e como usar?

logo_Sicredi_patrocínioEspecialistas do Sicredi orientam sobre quais as melhores aplicações para aproveitar este capital de maneira eficiente.

Com o fim do prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda, a expectativa agora é para as liberações dos lotes da restituição, que só começam a partir do dia 15 de Junho. Especialistas do Sicredi pontuam soluções e alternativas para fazer um bom uso desse capital, tanto para quem está endividado quanto para as pessoas que estão com as contas em dia.

Para os contribuintes que estão com as contas no vermelho e tem pressa no recebimento da restituição, grande parte das instituições financeiras disponibiliza a Antecipação da Restituição, uma linha de crédito que geralmente tem juros mais baixos. Este pode ser um bom negócio, principalmente para quitar dívidas com juros mais altos como cheque especial e cartão de crédito. No Sicredi, por ser uma cooperativa de crédito, esta linda tem um atrativo a mais já que possui taxas de juros até 30% menores que as praticadas nos bancos convencionais.

Mas, se as contas estão em dia, e não há dívidas urgentes à frente, a orientação é aguardar a liberação do lote e aplicar o dinheiro. Assim, garante-se uma reserva ou rendimento para o futuro. Além disso, é uma ótima oportunidade para iniciar a cultura de investir. Entre as possibilidades de aplicações o Sicredi oferece algumas opções:

Previdência: em parceria com a Icatu Seguros a cooperativa disponibiliza para seus associados que possuem previdência privada a aplicação da restituição no plano ativo, gerando rendimentos de até 36%. (referente a rentabilidade acumulada dos últimos 36 meses do Fundo de Investimento FIC IS SELE JUROS. Tabela disponível no Sicredi.com.br)

Depósito a Prazo (CDB): Com garantia de rendimentos de até 105% do CDI

Poupança: A cooperativa realiza durante todo o ano a campanha “Poupar e Viajar é Tudo de Bom” com sorteios de brindes e viagens para destinos nacionais e internacionais para os associados que, entre outras opções, investirem em poupança.

Em todo caso, vale um alerta: antes de solicitar a Antecipação da Restituição a qualquer banco ou instituição financeira, analise bem se todas as informações foram enviadas corretamente à Receita Federal e não há risco de cair na malha fina.

Entenda a antecipação:
A antecipação da restituição é uma linha de crédito que, como o nome diz, antecipa os valores da restituição do Imposto de Renda gerando recursos extras, em caso de imprevistos. Para os associados do Sicredi é possível antecipar até 100% desse valor para usá-lo como e quando quiser. Basta indicar o banco para receber a restituição. Assim, não é necessário esperar a liberação da Receita Federal para ter acesso ao valor da sua restituição.

O pagamento é debitado automaticamente na conta-corrente, de acordo com a data definida para o recebimento da sua restituição. O associado tem prazo até o dia 20 de dezembro do ano corrente, data limite para as restituições do Imposto de Renda para quitar o crédito.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3 milhões de associados e 1.380 pontos de atendimento, em 11 estados do País**. Organizado em um sistema com padrão operacional único, conta com 95 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais regionais – acionistas da Sicredi Participações, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Considerada uma das maiores e mais sólidas cooperativas de crédito do país, possui uma ampla rede de atendimento, mais de 100 produtos e serviços diferenciados com melhor custo benefício e soluções inteligentes para a vida financeira de seus associados, gente moderna que escolheu a força da cooperação para crescer e gerar crescimento.

**Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *