Departamento de Proagro da Cresol Baser faz rodada de reuniões no Litoral de SC

Cresol Crédito RuralEntre os dias 04 e 07 de abril, o departamento de Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária) da Central Cresol Baser esteve presente em algumas cooperativas da Base Litoral. Os encontros foram conduzidos pelos colaboradores da Cresol Baser, Delazir Marcarello, Alexandre Dorigon e Greice Fiamoncini. As reuniões tiveram como objetivo principal repassar informações sobre o programa, desde o momento da contratação até o momento do recebimento do Proagro, quando acionado.

Os encontros foram realizados nas cidades de Angelina, Ituporanga, Leoberto Leal e Agrolândia/SC, e reuniram ao longo da semana cerca de 100 pessoas, entre agricultores, técnicos parceiros da Cresol, analistas de negócio, gerentes e alguns diretores das cooperativas.

As cooperativas visitadas estão localizadas numa região propícia a granizo, geada e ventos fortes. As propriedades são bem diversificadas, sendo muito comum propriedades pequenas trabalharem com cerca de quatro culturas ou mais. No final do ano passado o estado de Santa Catarina sofreu com a chuva excessiva, fato que prejudicou os produtores que tiveram que recorrer ao Proagro para conseguir pagar o custeio da lavoura.

“Sou filho de agricultor e sei como é difícil ver a lavoura perdida pela chuva, pela seca, ou qualquer outra razão. E o objetivo desta conversa é orientar o agricultor sobre os cuidados que ele deve tomar para não ter o seu valor de Proagro reduzido devido à falta de comprovação fiscal, por exemplo”, apontou o supervisor do departamento de Proagro, Delazir Mascarello.

Na oportunidade, também foi apresentado aos técnicos o aplicativo SICMOB, a nova ferramenta de trabalho que foi testada a campo. O aplicativo tem facilitado a elaboração dos projetos de Custeio e Investimento, sendo possível a impressão na própria propriedade. “Este contato com os agricultores e com os técnicos é importante para o desenvolvimento da ferramenta. A área da Carteira procura adequar o sistema para que as demandas regionais sejam atendidas dentro das expectativas e da necessidade do associado”, relatou o Analista da Carteira de Crédito Rural Alexandre Dorigon.

A Cresol Base Litoral vem realizando testes, em parceria com os técnicos locais, desde o início do ano e até o momento já foram feitas várias sugestões de melhoramento, e logo uma nova versão deverá estar disponível. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *