Seminário de Dirigentes do Sistema CECRED discute o crescimento sustentável

Seminário de Dirigentes Sistema CECREDMercado financeiro, comunicação e gestão de pessoas foram alguns dos temas abordados nos três dias do evento

O Sistema CECRED realizou, de 2 a 4 de outubro, a terceira edição do Seminário de Dirigentes, em São Bento do Sul (SC). O evento reuniu cerca de 190 participantes, entre membros dos Conselhos Administrativo e Fiscal, diretores, superintendentes, gerentes e demais lideranças das 17 cooperativas integrantes do Sistema CECRED. Palestrantes de renome nacional e internacional repartiram seus conhecimentos com os participantes, durantes os três dias do Seminário.

Com o tema “Compromisso com o crescimento sustentável: Uma construção Coletiva”, o evento proporcionou aos dirigentes das cooperativas a oportunidade de discutir os conceitos para a sustentabilidade do Sistema CECRED e do cooperativismo de crédito. O objetivo final é que estes conhecimentos fortaleçam o desenvolvimento econômico e social dos cooperados e das comunidades onde as cooperativas estão inseridas.

O III Seminário de Dirigentes do Sistema CECRED trouxe palestrantes renomados, como o economista Gustavo Loyola, que já presidiu o Banco Central por duas vezes; Lúcio César de Faria, diretor executivo do FGCOOP; Fábio Henrique de Souza Coelho, Antônio Marcos Fontes Guimaraes e Rodrigo Monteiro, também do Banco Central; Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, presidente do BANCOOB; Ademar Schardong, presidente executivo do SICREDI e da Fundação SICREDI; Alberto Mora Portuguez, diretor de Educação e Formação da ACI das Américas; Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB; Eloi Zanetti, consultor em Comunicação e Marketing; e Milton Pereira, palestrante em Liderança e Gestão de Pessoas.

Por meio de painéis e palestras, os ministrantes abordaram temas como mercado financeiro, marco regulatório, governança cooperativa, negócios em cooperativismo de crédito, comunicação da identidade das cooperativas, gestão de pessoas e década cooperativista. Durante o evento, ainda foi discutido o Planejamento Estratégico do Sistema CECRED e o Plano de Ação para uma Década Cooperativista da ACI.

Segundo o presidente do Sistema CECRED, Moacir Krambeck, o evento foi de grande importância para alinhar as ações das cooperativas do Sistema. “Precisamos sempre reafirmar o nosso compromisso com o crescimento sustentável das nossas cooperativas. E só conseguimos alcançar isto coletivamente. Não tem como fazer cooperativismo sem unir as pessoas, trabalhando em conjunto e caminhando em um só sentido. Só assim vamos juntos alcançar nosso maior objetivo, que é proporcionar, cada vez mais, uma melhor qualidade de vida aos nossos cooperados”, ressalta.

Seminário

O Seminário de Dirigentes acontece a cada dois anos. A primeira edição foi realizada em 2010, em Florianópolis, e a segunda em 2012, em Joinville. Além de gerar informação e conhecimento, o evento é também uma oportunidade para que as lideranças do Sistema CECRED possam interagir e trocar experiências na gestão de cooperativas e na disseminação do cooperativismo de crédito. A organização desta terceira edição ficou por conta da Central CECRED e da SCRCred, cooperativa do Sistema com sede em São Bento do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *