Sicredi apresenta case do compartilhamento de serviços durante Conferência Mundial do Woccu

Durante a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, realizada em julho/2014 na Gold Coast, Austrália, Paulino Rodrigues, Diretor Executivo de TI e Operações da Confederação Sicredi, participou do painel sobre “Compartilhamento de Serviços e Marca Única” juntamente com representantes do Reino Unido e Polônia.

Durante o painel, Paulino destacou a evolução realizada na Confederação Sicredi desde 2000, com o compartilhamento de tecnologia e datacenter e posteriormente, a partir de 2010, com o avanço no compartilhamento de serviços administrativos às Cooperativas.

Dentre os principais aspectos destacados, Paulino ressaltou todo o trabalho de capacitação da equipe de operações, inclusive em ferramentas de Lean Transacional e SixSigma, originalmente aplicáveis na indústria, com o objetivo de construir soluções eficientes e eficazes. Como resultado do projeto de compartilhamento, destacou “a redução média de custos de 45%, o índice de satisfação de 82%, além da melhora no índice de eficiência operacional.”

Não obstante, comentou a necessidade da transparência nos custos citada em outras palestras ao longo da Conferência Mundial, apresentando a “Nota de Débito dos Serviços”, onde consta todo o consumo e desperdício mensal, para gerenciamento das cooperativas.

Por fim, Paulino reforçou que o Centro de Serviços Compartilhados na Confederação Sicredi procura sempre estar alinhado aos princípios e valores cooperativos, ofertando soluções que atendam as necessidades das Cooperativas e associados.

A palestra de Paulino Rodrigues, com legendas em português, pode ser assistida através do YouTube, no link http://youtu.be/hEWTEIlA5TA.

Autor: Felipe Sessin e Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *