Sicredi marca presença no ranking de programas agrícolas do BNDES

O Sicredi desempenha papel fundamental no acesso ao capital e no fomento ao desenvolvimento dos associados e das regiões onde atua. O resultado do Ranking das Instituições Credenciadas por Desembolso dos Programas Agrícolas do Governo Federal do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) reforça esta posição. No levantamento, a instituição financeira cooperativa ocupa o segundo lugar em operações de crédito rural e o primeiro lugar como instituição privada na concessão deste recurso, com destaque ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

De janeiro a dezembro de 2013, o desembolso dos programas agrícolas (Pronaf, Moderagro e Moderinfra) do BNDES foi de R$ 664 milhões em 11.919 operações. O volume total de recursos liberados por meio do BNDES (incluindo as linhas PSI e Procaminhoneiro) atingiu R$ 1,23 bilhão, com 15.326 operações.

Crédito Rural

Um dos pilares do crescimento do Sicredi, a concessão de crédito rural contempla as linhas de custeio, investimento e comercialização, representando cerca de 45% da carteira de crédito. Em 2013, o número de associados tomadores desta modalidade com saldo ativo atingiu 134 mil. Os recursos das linhas de financiamento do crédito rural são oriundos da poupança (recursos 100% captados pelas cooperativas), MCR (exigibilidade do banco e captações com outros agentes), FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) e BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social).

Fonte: Sicredi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *