Coopjur, Cooperativa de Crédito dos Advogados é constituída no Amazonas

Em clima de comemoração e a certeza do dever cumprido, foi realizado no dia 31 de janeiro, sexta-feira, no auditório da OAB-AM (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Amazonas), a Assembleia Geral de Constituição da Coopjur (Cooperativa de Economia e Crédito Mutuo dos Advogados, Bacharéis de Direito e Serventuários Operadores do Direito da Região Metropolitana de Manaus).

O presidente da Comissão de Constituição da Cooperativa, Heraldo Mousinho Barreto fez a abertura da Assembleia, agradecendo aos sócios fundadores pela coragem e determinação de criar uma instituição financeira cooperativista voltada a prestar serviços aos advogados, e que, segundo ele, ficará na história da categoria no Amazonas. Em seguida foi feita a composição da mesa de trabalho, e a leitura do edital, colocando em votação o Estatuto Social da Cooperativa, o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal para a aprovação dos cooperados. As propostas apresentadas foram aprovadas por unanimidade, e o presidente estabeleceu como constituída a cooperativa dos Advogados do Amazonas.

A mesa de trabalho foi composta pelo presidente da OAB-AM, Alberto Simonetti Neto, o vice-presidente, Marco Aurélio Choy, o presidente da Coopjur, Heraldo Mousinho Barreto, Antônio Fábio Barros de Mendonça, Luiz Serudo Martins Neto, Epitácio Almeida, José Carlos Valim, Karina Lima Moreno, o superintendente da Unicred Manaus, Leonel Romanini Júnior, e o presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior.

O superintendente da Unicred Manaus, Leonel Romanini Júnior foi convidado a fazer um breve relato sobre o Ramo Crédito, e aproveitou para contar um pouco da história do inicio do cooperativismo no mundo, afirmando que o segmento crédito já conquistou 3% do mercado brasileiro. Romanini falou também sobre modelos de atuação das cooperativas de crédito, legislação, capital social, direitos e obrigações dos sócios, dentro do sistema cooperativistas e finalizou seu discurso parabenizando os cooperados pela conquista, agradecendo também a participação da cooperativa ao Sistema Unicred.

“Cooperar é confiar uns nos outros. Não existe resultado sem trabalho, para isso, o cooperado deve encarar o negócio de corpo e alma, pois, a cooperativa será do tamanho que o sócio quiser e projetar”, afirmou o superintendente.

Em seu discurso, o presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior falou da satisfação e do orgulho de receber no Sistema a mais nova cooperativa do ramo crédito do Estado do Amazonas. Petrucio parabenizou o presidente, Heraldo Barreto pela composição do Conselho de Administração e Fiscal e se colocou a disposição dos cooperados, informando que o Sistema OCB/Saescoop-AM está trazendo à Manaus o professor Flávio Eduardo Gouvêa para ministrar um curso a Conselheiros Fiscais, e os sócios da Coopjur já poderão ser incluídos no evento.

Para Petrucio Júnior, a constituição da Coopjur é a germinação de uma semente plantada na administração do ex-presidente, Fábio de Mendonça, que hoje se transforma em um sonho realizado, e em um marco histórico do cooperativismo de crédito no Amazonas.

“Como representante do Sistema Cooperativista do Amazonas, me sinto feliz em participar da criação desta cooperativa. Parabenizo a todos os sócios fundadores que tiveram a ousadia de fundar este empreendimento, com a vantagem de serem os donos do próprio negócio”, disse o presidente.

Para o presidente da OAB-AM, Alberto Simonetti Neto, o que está acontecendo hoje, é a concretização de uma promessa de campanha que a sua chapa planejou para beneficiar os operadores do direito do Amazonas, com os serviços que a cooperativa oferecerá aos seus sócios a partir do momento que começar a operacionalizar no mercado.

“Eu fui apenas um expectador do projeto. Quero creditar todo esse sucesso ao Dr. Fábio de Mendonça, que foi o verdadeiro guardião desta promessa. Estarei sempre à disposição no que estiver ao meu alcance para beneficiar os advogados amazonenses”, declarou Simonetti.

  • Conselho de Administração – Presidente: Heraldo Mousinho Barreto.
  • Conselheiros Vogais – Luiz Serudo Martins Neto, Danielle Karina Kando, Jairo Bezerra Lima e Alciam Pereira de Sousa.
  • Conselheiros Fiscais Efetivos – Antônio Fábio Barros de Mendonça, Felismino Francisco Soares Filho e Manoel Romão Silva.
  • Conselheiros Fiscais Suplentes – José Carlos Valim, Epitácio da Silva Almeida e Ezelaide Viegas da Costa de Almeida.

Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM e OAB-AM em 03/02/2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *