Presidente da Unimed do Brasil é eleito para o conselho da Aliança Cooperativa Internacional

Presidente da Unimed do Brasil é eleito para o conselho da Aliança Cooperativa Internacional

Eudes de Freitas Aquino representará o cooperativismo brasileiro, após eleição que envolveu todos os países membros da entidade

São Paulo, 04 de novembro de 2013 – Eudes de Freitas Aquino, presidente da Unimed do Brasil, acaba de ser eleito nesta segunda-feira como o novo integrante do conselho da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em eleições realizadas durante a Assembleia Geral da entidade, que acontece na Cidade do Cabo, África do Sul.

O Brasil tem participação no conselho da ACI desde 2001, quando Américo Utumi – ex-presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras e da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo – conquistou a vaga na Assembleia Geral realizada em Seul (Coreia do Sul), sendo reeleito em 2005 (Cartagena das Índias, Colômbia) e em 2009 (Genebra, Suíça).

“A manutenção de um brasileiro no conselho da ACI traduz o reconhecimento do cooperativismo exercido em nosso país. Segundo o IBGE, as cooperativas proporcionam um índice de desenvolvimento humano maior nos municípios onde estão sediadas, provando o papel social dessas empresas”, destaca o presidente da Unimed do Brasil.

A estrutura organizacional da ACI é formada pela presidência, quatro vice-presidentes, além de representantes de organizações setoriais globais (2), da juventude cooperativa (1) e 15 membros de diferentes países. Este último grupo é do que Eudes de Freitas Aquino fará parte.

Biografia

Mestre e Doutor em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/SP, Eudes de Freitas Aquino é possui pós-graduação em Gestão Empresarial Avançada em Saúde e MBA em Gestão de Serviços de Saúde, ambos pela FAAP, em SP.

Foi presidente da Unimed Piracicaba, criou a Federação Intrafederativa do Centro Paulista e a presidiu por duas gestões. Na FESP, foi membro do Conselho de Administração também por duas gestões e depois, diretor de Programas Educativos e Assistenciais. De 2005 a 2009, atuou como seu presidente. É representante estadual do Ramo Saúde junto à Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo. Em 2009, assumiu a presidência da Unimed do Brasil, passou a responder pela vice-presidência da International Health Cooperative Organization e tornou-se membro titular do Conselho de Administração da ACI Américas.

Sobre a Unimed do Brasil
Fundada em 1975, a Confederação Nacional das Cooperativas Médicas do Brasil – Unimed do Brasil é a maior cooperativa médica do mundo. Por meio de uma política comum, a Unimed do Brasil integra 360 cooperativas espalhadas em todo o país. Os princípios cooperativistas na valorização do trabalho médico fazem da Unimed a maior rede de assistência médica do país, com mais de 110 mil médicos cooperados ativos, que atendem mais de 19 milhões de clientes em 83% do território nacional.

20131105-103426.jpg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *