Cooperativismo de crédito é tema de encontro em Campina Grande, na Paraíba

Com mais de 27 mil associados e ativos superiores a R$ 830 milhões, o cooperativismo de crédito da Paraíba já se destaca no cenário nacional e estará em pauta durante um evento que acontece em Campina Grande, na próxima segunda-feira (14). Voltado para dirigentes, sócios e funcionários das cooperativas do ramo, o II Encontro Paraibano do Cooperativismo de Crédito será realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado Paraíba (Fiep), das 8h às 17h30.

Entre os palestrantes do evento estão lideranças nacionais e regionais do ramo como: o vice-presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), Manoel Messias da Silva; o presidente da Sicredi Pioneira RS, Márcio Port; o coordenador do ramo crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras, Thiago Borba Abrantes; o presidente da Unicred Central Norte/Nordeste, Wilson Ribeiro Filho; e o presidente do Sicoob Central Norte/Nordeste, José Evaldo Campos.

Temas como “Governança nas cooperativas”, “Educação cooperativista” e casos de sucesso serão discutidos no encontro, que é uma promoção do Sistema OCB/Sescoop-PB (Sindicato e Organização das Cooperativas da Paraíba / Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). Também apoiam a iniciativa: a Unicred Centro Paraibana; a Creduni (Cooperativa de Crédito dos Servidores da UFCG, UFPB e UEPB); e a CGCred (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários de Campina Grande e Região).

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-PB, André Pacelli, destaca que a realização do encontro em Campina Grande deve contribuir para ampliar o debate sobre o setor. “No ano passado, o encontro aconteceu em João Pessoa e nós tivemos um momento importante de troca de experiências e aprendizado. É com satisfação que este ano trazemos esse debate para Campina Grande, que tem apresentado um cenário promissor para o cooperativismo”, destacou.

Paraíba tem bom desempenho – Segundo dados do Banco Central, cooperativas de crédito da Paraíba possuem uma participação de mercado de cerca de 5%. Para o palestrante Márcio Port, que é presidente da Sicredi Pioneira – Rio Grande Sul, este índice põe a Paraíba ao lado de estados como Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

“Isto demonstra a importância da Paraíba não apenas no cooperativismo nordestino, mas sim no cenário nacional. O estado tem importante papel na disseminação de suas boas práticas para outros estados da região Norte e Nordeste, fomentando assim a ampliação da participação das cooperativas financeiras nesta região”, acrescenta Port.

Em 2012, a Paraíba respondeu por 32% das operações de crédito e 23% dos depósitos do cooperativismo de crédito nordestino. As cooperativas de crédito paraibanas também estão acima da média regional no tocante à participação no sistema financeiro tradicional, onde detêm 6,5% dos empréstimos e 3,69% depósitos. Os dados são de um estudo desenvolvido pelo Sicoob, com base em dados do Banco Central.

Fonte: Paraíba Cooperativo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *