Woccu: Colaborador do Sicredi conquista prêmio internacional

Eber Ostemberg ganhou bolsa de apoio no Woccu Young Credit Union People Program

Na cerimônia de encerramento da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, o colaborador do Sicredi Eber Ostemberg conquistou o reconhecimento internacional para o case Cooperar e Crescer. A edição 2013 do encontro anual do Woccu (Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito) foi realizada em Ottawa, no Canadá, entre os dias 14 e 17 de julho.

Eber Ostemberg, colaborador da Cooperativa Sicredi Noroeste MT, participou do Programa Woccu´s Young Credit Union People (Wycup – Programa dos Jovens), que ocorre concomitante à Conferência. A iniciativa do Woccu reconhece o trabalho de colaboradores, com até 35 anos de idade, que contribuíram significativamente com sua própria cooperativa de crédito ou com o cooperativismo de crédito. Ele foi um dos cinco jovens eleitos entre 27 de todos os países participantes da Conferência, único projeto brasileiro vencedor. Como prêmio, Eber recebeu uma bolsa de apoio para participação na edição 2014 da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, que será realizada na Austrália. Outros quatro jovens, colaboradores e associados do Sicredi, também inscreveram projetos no Wycup.

O cooperativismo faz parte da vida de Eber desde 2005, quando o colaborador tinha 17 anos, e passou a integrar o Sicredi como trainee. Atualmente, ele é assessor de programas sociais da cooperativa onde atua.

 

Cooperar e Crescer

O Programa “Cooperar e Crescer”, desenvolvido desde 2009, contribui com o desenvolvimento regional sustentável ao evidenciar e estimular potencialidades e vocações produtivas de micro e pequenos empreendedores, rurais e urbanos, do interior do Mato Grosso. Promove a organização das pessoas, dos diversos setores, para criar valor na cadeia produtiva local, alavancar a agricultura familiar e os micros e pequenos empreendimentos, gerando emprego e renda nas regiões. Participam da iniciativa o público interno do Sicredi, os associados ligados às atividades produtivas e parceiros locais como prefeituras, Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), entre outros.

O Sicredi auxilia o associado no conhecimento efetivo do seu negócio, oferece suporte técnico e indica caminhos até que o projeto gere emprego e renda. A instituição financeira cooperativa participa de todas as etapas do Cooperar e Crescer: identifica as cadeias produtivas locais e regionais com potencial para o desenvolvimento, aciona, planeja e acompanha o consultor interno; participa do plano de ação integrado como agente financeiro e das reuniões de acompanhamento e aperfeiçoamento do Programa no município.

O Cooperar e Crescer é desenvolvido em 12 municípios. Há 89 empreendimentos em curso. Deste total, já estão em atividade 48 agroindústrias, que geram cerca de 150 empregos diretos. Outras 20 estão na fase de projetos, aguardando licenciamentos ambientais ou liberação de recursos, e 21 estão em obras. Quando todas estiverem em atividade, no segundo semestre de 2013, vão gerar aproximadamente 300 empregos diretos e colocarão no mercado 250 alimentos como biscoitos, carne de frango, embutidos e defumados, hortaliças, entre outros.

Com o apoio do Cooperar e Crescer foram implantadas 12 cooperativas agropecuárias, três associações comerciais e empresariais, uma cooperativa de produção, 11 serviços de inspeção municipal, 12 diagnósticos sócio-econômicos e 12 pesquisas da demanda local de alimentos.

Sobre o Sicredi – O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,3 milhões de associados e 1.229 pontos de atendimento, em 10 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 108 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. – uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *