Sicredi União PR: Cooperativa anuncia que vai atuar também no interior de São Paulo

A próxima quinta-feira (01/08), promete ser uma data histórica para a cooperativa de crédito Sicredi União PR, com sede em Maringá (PR). A instituição convocou uma Assembleia Geral Extraordinária para anunciar oficialmente que vai se unir à Cooperativa Sicredi Integradas Centro Leste Paulista, sediada em Limeira (SP). O evento, com a participação de dirigentes, conselheiros, delegados de núcleos e convidados especiais, será às 19h30 no Excellence Eventos, em Maringá.

Atendimento – Operando com 62 unidades de atendimento nas regiões noroeste e norte do Paraná, onde atende a 74 mil associados, a Sicredi União PR expande agora a sua atuação para o Estado de São Paulo. A área que vai absorver compreende 33 municípios situados entre Campinas e a Grande São Paulo, um dos polos econômicos e populacionais mais importantes do País. O presidente da cooperativa, Wellington Ferreira, explica que os entendimentos entre as duas instituições tiveram início em janeiro deste ano e foram acompanhados pelo Banco Central que, recentemente, autorizou a união. “É um momento histórico e da maior relevância para o nosso futuro”, afirma, informando que a Sicredi União PR ficará inserida em uma das regiões de economia mais dinâmica do Estado.

Municípios – Além de Limeira, fazem parte da região as cidades de Aguaí, Águas da Prata, Americana, Araras, Caconde, Casa Branca, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Divinolândia, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Ipeuna, Itapira, Iracemápolis, Itobi, Leme, Mococa, Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Piracicaba, Rio Claro, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Gertrudes, Santo Antônio do Jardim, São Sebastião da Grama, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.

Potencial – Segundo Ferreira, a exemplo do que ocorre em todo o Brasil, há um grande potencial a ser desenvolvido pelo cooperativismo de crédito no interior de São Paulo, onde o sistema está praticamente em seu início. Ainda este ano, acrescenta, devem ser abertas novas unidades de atendimento. “Em cinco anos, pretendemos estar atuando em toda a nova região.”

Crescer – Ferreira disse também que o ingresso da cooperativa no Estado de São Paulo “é fundamental para impulsionar o crescimento”. Conforme o presidente, o ritmo de expansão da Sicredi União PR tem sido, em média, de 20% ao ano desde o final da década de 90. Para os próximos anos, cita, a meta é chegar a 100 mil associados e a R$ 1,5 bilhão em ativos. Na visão do presidente da Sicredi Integradas Centro Leste Paulista, Clair Turazzi Filho, “a união representa um importante ganho de escala para garantir a competitividade, o crescimento da base de associados e a redução dos custos operacionais para o desenvolvimento dos negócios”.

Assembleia – Na última sexta-feira (26/07), foi realizada uma assembleia geral extraordinária entre os associados da cooperativa, em Limeira, para finalizar detalhes referentes a essa junção. É a terceira vez que a cooperativa de crédito sediada em Maringá, onde foi fundada em 1985, absorve uma instituição do segmento. Em 2009, a então Sicredi Maringá se uniu a outras duas (Sicredi Vale do Bandeirante, de Astorga, e a Sicredi Norte do Paraná, de Cornélio Procópio), para dar origem à atual Sicredi União PR. No início deste ano, incorporou a Credicatu, de Porecatu (PR).

Fonte: Imprensa Sicredi União PR

1 comentário

  1. Uma reorganização societária que permita a união de duas ou mais cooperativas é sempre bem vinda, pois a reunião de forças permite o crescimento com ganho de escala e competência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *