Sicredi Racing é a primeira equipe sustentável do Mercedes-Benz Grand Challenge

A emissão de CO2 será compensada com o plantio de árvores nativas

O projeto Sicredi Racing Carbono Zero, que vai neutralizar todas as emissões de gases de efeito estufa nos deslocamentos, nos treinos, nas provas da equipe e da torcida do Sicredi, é pioneiro no Mercedes-Benz Grand Challenge. O lançamento foi na etapa deste domingo, dia 28 de julho, em Tarumã (RS).

O diretor executivo de Produtos e Negócios do Banco Cooperativo Sicredi, Edson Nassar, destaca que a sustentabilidade está diretamente ligada ao posicionamento estratégico da instituição financeira cooperativa. “As cooperativas de crédito são agentes que promovem o desenvolvimento das comunidades em que atuam, social e economicamente, e entendem a proteção e o respeito ao meio ambiente como questão fundamental para proporcionar a melhora na qualidade de vida dos seus associados“, complementa Nassar.

O objetivo do Sicredi Racing Carbono Zero é ressaltar a importância da responsabilidade socioambiental e engajar a comunidade, associados e colaboradores por meio de uma ação sustentável. “É fundamental aplicar o que já fazemos no dia a dia também nos eventos em que a Sicredi Racing está presente. Assim, só temos a ganhar nas pistas e também fora delas”, acrescenta Daniel Ferretti, superintendente de Marketing e Canais do Banco Cooperativo Sicredi. A iniciativa será realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Paraná, que será responsável por fazer o Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) da equipe e da torcida Sicredi Racing e calcular a compensação desses poluentes por meio do plantio de árvores nativas.

Para cada tonelada de CO2 emitida pela equipe Sicredi Racing serão plantadas sete mudas de árvores, preferencialmente, na região onde a etapa da corrida ocorrer. Os plantios serão realizados a partir de setembro, pois o inverno não é uma época indicada para a atividade.

O total do Dióxido de Carbono equivalente (CO2e) emitido pela equipe de forma direta e indireta será formado pelo transporte de materiais de apoio, veículos de corrida e promocionais referente à equipe Sicredi, através de frota própria e de terceiros; transporte de veículos próprios utilizados para o transporte do time e convidados do Sicredi; consumo de combustível do(s) veículo(s) de corrida, durante as fases de treinos e competições; emissões decorrentes do consumo de energia elétrica (rateio entre as equipes); transporte aéreo (viagens a serviço) da equipe e convidados Sicredi; emissões oriundas da confecção de materiais promocionais e de apoio (camisetas, banners, etc.); emissões referentes aos gases do sistema de ar-condicionado e ao consumo de GLP (hospedagens, alimentação); entre outros.

Os cálculos do inventário de emissões serão feitos conforme procedimentos internacionalmente aceitos: World Resources Institute/World Business Council for Sustainable Development – WRI/WBCSD (Instituto de Recursos Mundiais / Conselho Mundial de Empresas para o Desenvolvimento Sustentável), GHG Protocol e os fatores de emissões serão identificados junto ao Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima), Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério de Meio Ambiente e outras fonte com respaldo científico.

Sicredi Racing

A equipe Sicredi Racing é patrocinada pelas seguradoras parceiras da Corretora de Seguros Sicredi – Icatu e Mapfre. Na temporada 2013, Márcio Campos, bicampeão brasileiro, corre sozinho e conta com o apoio do pai, João Campos, como estrategista da equipe. A etapa Tarumã do Mercedes-Benz Grand Challenge será disputada no domingo (28.7), às 11 horas, no Autódromo de Tarumã (Estrada Cap. Gentil Machado de Godoy, 100 – Viamão/RS).

Fonte: Sicredi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *