Programa de Participação nos Resultados da Viacredi recebe prêmio internacional

Case “PPR: Participar + Envolver = Crescer” é um dos vencedores do Prêmio Oscar Alvear Urrutia 2013, que será entregue em 19 de julho, no Panamá

O Programa de Participação nos Resultados da Viacredi é um dos cases vencedores do Prêmio Oscar Alvear Urrutia 2013, na categoria Excelência Empresarial. O prêmio é considerado o maior evento latinoamericano de gestão de pessoas, promovido pela Federação Interamericana de Associações de Gestão Humana (FIDAGH). A cooperativa de crédito, que tem sede em Blumenau e postos de atendimento em 15 cidades catarinenses, receberá a premiação na categoria Excelência Empresarial, no dia 19 de julho, durante o XXIII Congresso Interamericano de Gestão Humana, na Cidade do Panamá.

O case “PPR: Participar + Envolver = Crescer”, da Viacredi, já foi reconhecido no Prêmio Ser Humano Santa Catarina 2011, promovido pela ABRH-SC (Associação Brasileira de Recursos Humanos). Por sugestão da ABRH Nacional, neste ano a cooperativa inscreveu o projeto no evento internacional, que destacou seu mérito entre centenas de concorrentes. O Prêmio Oscar Alvear Urrutia é bienal e tem o objetivo de reconhecer o trabalho das organizações latinoamericanas na formação de profissionais mais competentes e melhor preparados para os desafios do mercado.

Envolvimento

Neste projeto, a Viacredi destaca os diferenciais do seu Programa de Participação nos Resultados, criado há 17 anos, mas revisado anualmente, conforme o planejamento estratégico da cooperativa, priorizando a participação e a opinião dos 900 colaboradores. “É uma maneira diferente de fazer PPR, envolvendo as pessoas na construção das metas, que são coletivas e respeitam a capacidade do colaborador em cumpri-las, naturalmente, sem interferir em sua qualidade de vida“, ressalta a coordenadora de Recursos Humanos da Viacredi, Scheila Teston Ayres.

Ela analisa que desenvolver um Programa de Participação nos Resultados em uma organização cooperativista é um desafio diferente das demais corporações. Como a cooperativa tem objetivos econômicos e sociais, as metas do PPR vão além dos parâmetros financeiros, exigindo do colaborador um comprometimento com o desenvolvimento dos cooperados.

As metas estão associadas à pulverização das operações, para possibilitar que mais cooperados tenham acesso aos produtos e serviços (como crédito e poupança) e também ao estímulo à participação social dos cooperados nos eventos de integração e educação cooperativista e financeira promovidos pela Viacredi.

Na visão de Scheila, este grau de maturidade, com os resultados positivos alcançados no cumprimento das metas nos últimos anos e agora coroados com uma premiação internacional, são a prova de que a Viacredi acompanha a linha de crescimento e fortalecimento das cooperativas brasileiras, também no que se refere ao mercado de trabalho. “Coerentes com os princípios e valores cooperativistas, estas organizações estão se destacando como ambientes profissionais exemplares, que possibilitam o desenvolvimento pleno de seus colaboradores“, afirma.

Para o diretor executivo, Vanildo Leoni, o PPR da Viacredi constitui-se em um dos principais instrumentos de gestão participativa, pois desde a sua implementação o Programa tem contribuído para envolver e motivar as equipes, através do compartilhamento dos processos de construção dos resultados, que levaram ao crescimento e consolidação da cooperativa e ao desenvolvimento das pessoas.

Fonte: Viacredi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *