Cooperativa de crédito comemora 100 anos em Cerro Largo/RS

Cerro Largo/RS – No próximo sábado, dia 06/07/2013, mais uma cooperativa de crédito do Rio Grande do Sul completará 100 anos de atividades. Além da Sicredi Pioneira RS (sede em Nova Petrópolis/RS – fundada em 1902) e da Sicredi Vale do Taquari RS (sede em Lajeado/RS – fundada em 1906), agora é a vez da Sicredi União RS comemorar seu centenário.

A Sicredi União RS é o resultado da união (fusão), ocorrida em 2010, de 3 cooperativas do Sistema Sicredi, sendo que uma delas era a Cooperativa de Crédito de Cerro Largo, constituída no ano de 1913, sob a orientação do Padre Theodor Amstad. Na época, a cidade de Cerro Largo era chamada de Serro Azul. Conheça abaixo um pouco da história desta cooperativa centenária.

 

História da Sicredi Serro Azul RS

A ideia e os planos para fundar a então Caixa Rural foram trazidos pelo padre jesuíta Theodor Amstad, que inicialmente convocou os líderes da comunidade. Entre eles, Antonio Wenzel e Heinrich Huewel, que como o padre, vinham da Europa, lugar onde as cooperativas de crédito do tipo Raiffeisen estavam muito difundidas.

Feitos os primeiros estudos, a caixa Rural foi criada, em 06 de julho de 1913, inicialmente apenas para crianças em idade escolar. O dinheiro era recolhido pelos professores nas aulas. O depositante recebia um cartão ou uma caderneta, onde eram controlados os valores.

Depois de dois meses, dia 15 de Setembro de 1913, foi realizada mais uma reunião para a fundação definitiva da Caixa Rural, quando 44 pessoas assinaram a lista de sócios fundadores, dos quais 32 subscreveram 50 mil reais e 12 subscreveram 5 mil reis, em capital social. Nesta mesma reunião foi eleita a primeira diretoria, que ficou assim constituída:

  • Presidente: Antonio Theodoro Cardoso
  • Vice-Presidente: Antonio Wenzel
  • 1° Secretário: Helmuth Smidt
  • 1° Tesoureiro: Antonio Thomas
  • Conselho Fiscal: Julio Schwengber, José Gallas e Nicolau Ames.

No período de 1915 a 1918, durante a 1° Guerra Mundial, o Brasil declarou guerra à Alemanha. Como os moradores de Serro Azul eram todos de origem alemã, alguns intrusos, residentes em terras do estado ao longo do rio Ijuí, ameaçavam constantemente saquear as casas comerciais dos “alemão”, e de modo especial, visavam a Caixa Rural. Por precaução, a diretoria recolheu o dinheiro, os documentos e os livros de escrita para casas particulares e fechou temporariamente as portas.

Em 1918 uma assembleia geral decidiu transferir a sede para Salvador das Missões, a 12 quilômetros da sede distrital. Tudo transcorreu normalmente na nova sede, mas, com o passar dos anos, notou-se as desvantagens da interiorização, pois a caixa estava isolada do centro comercial, administrativo e social. Em agosto de 1926 a Caixa Rural voltou para a então Serro Azul, sendo instalada na casa de Miguel Dewes Filho.

Um marco importante da história aconteceu em 1956, 43 anos depois da fundação da cooperativa. Sob a presidência de Ottomar Frederico Becker, foi solenemente inaugurada a sede própria, inclusive com a presença do então governador do estado Ildo Meneghetti, além de diversos secretários de estado. No mesmo ano teve nova alteração estatutária e o nome passou a ser: Cooperativa de Crédito Caixa Rural União Popular de Serro Azul Responsabilidade Ilimitada.

Nos anos de 1960 a 1966 a Caixa Rural de Cerro Largo era uma das mais importantes da América Latina. Grandes festejos assinalaram a passagem de seu Cinquentenário.

Em 7 de dezembro de 1969 houve nova alteração de estatutos e a Caixa passou a denominar Cooperativa de Crédito Rural de Cerro Largo LTDA – COOPERAL.

Em 1992, com a criação do Sistema de Crédito Cooperativa, a sigla COOPERAL foi substituída por Sicredi.

Em 1996 houve a fusão com a Cooperativa de Crédito de Guarani das Missões – COOPERGUARANI. A fusão serviu como mais uma forma de fortalecimento da cooperativa.

A década de 90 foi para a cooperativa um período de grandes transformações, principalmente pela descentralização do atendimento dos associados, com abertura de unidades de atendimento em outros municípios da região, pois até 1991 havia um único ponto de atendimento em Cerro Largo, sendo que neste ano houve a instalação de unidade de atendimento em São Pedro do Butiá, em 1994 em Salvador das Missões, em 1996 com a fusão em Guarani das Missões, em 1998 em São Paulo das Missões, posteriormente em 2001 em Roque Gonzales e em 2004 em Porto Xavier.

Em 1990 a cooperativa contava com pouco mais de 2.000 associados. Porém com o ingresso ao Sistema de Crédito Cooperativo em 1992, a descentralização do atendimento dos associados e transformação da cooperativa em livre admissão em 2005, o quadro social chegou a 16.000 sócios neste ano.

Outro marco importante na história acontece em novembro de 2010, quando nas dependências do CTG 20 de Setembro em Santo Ângelo em uma assembleia geral, os associados das Cooperativas Sicredi Serro Azul RS, Sicredi Missões RS e Sicredi Grande Santa Rosa RS decidem pela união das 3 instituições. Com a união das três Cooperativas, nesse momento, cria-se a Sicredi União RS simbolizando a união das Cooperativas.

Atualmente, a Sicredi União RS que completa 100 anos no dia 06 de julho de 2013 conta com mais de 120 mil associados, atuando em 39 municípios com 42 pontos de atendimento.

Fonte: Sicredi União RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *