Conheça o site dos Pioneiros de Rochdale

No ano de 2012 foi criado o site www.therochdalepioneers.co.uk, visando manter viva a história dos Pioneiros de Rochdale, os precursores do cooperativismo mundial. Na mesma ocasião foi feito o lançamento oficial do filme que conta a história dos 28 precursores.

 

Saiba mais:

A história se passa em 1844, quando um grupo de pessoas, da classe trabalhadora da cidade de Rochdale, se uniu para mudar a sociedade injusta em que eles estavam vivendo.

Fartos de comerciantes desonestos e corruptos que vendiam produtos de má qualidade a preços elevados, eles decidiram resolver o assunto com suas próprias mãos. Reunindo os poucos recursos que eles tinham, o grupo conseguiu juntar dinheiro suficiente para abrir a seu próprio armazém e se comprometeram a vender apenas produtos de qualidade, partilhando os lucros de forma justa com os seus clientes.

O armazém era pequeno e os estoques continham apenas um punhado de produtos como manteiga, farinha e açúcar, mas a ideia em si era revolucionária e a forma de fazer negócios fundamentalmente diferente em sua natureza.

A Sociedade Probos Pioneiros de Rochdale foi formada por 28 trabalhadores – dez deles foram tecelões de flanela, enquanto outros foram cloggers, sapateiros, carpinteiros e marceneiros. Anteriormente haviam existido cooperativas, muitas das quais cessaram suas atividades diante das dificuldades. Os Pioneiros aprenderam com essas experiências e da escrita de pessoas como Robert Owen, George Jacob Holyoake e William King e construiram um modelo viável de cooperação que poderiam ser replicados por outros grupos de pessoas.

A década de 1840 ficou conhecida como os “anos quarenta com fome”, com altos níveis de desemprego e os que estavam empregados tinham visto os seus salários reduzidos expressivamente. Os varejistas, na época, não entregavam o peso correto dos bens comprados e adulteravam os alimentos, por exemplo, a adição de giz de farinha, era comum. A Sociedade dos Pioneiros de Rochdale prometeu vender produtos de boa qualidade em peso e preços justos.

Hoje, mais do que nunca, a história dos Pioneiros de Rochdale é uma inspiração para outros mudarem seu próprio mundo, fazendo a diferença na sociedade em que vivem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *