Previdência do Sicoob cresce 16% em ativos no primeiro trimestre

Brasília, maio de 2013 – A carteira de ativos da previdência complementar do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) alcançou o saldo de R$ 63,5 milhões no primeiro trimestre de 2013, atingindo um crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior. No mês de março deste ano, a rentabilidade foi de 110,65% do CDI.

Nos primeiros meses de 2013, a rentabilidade da Previdência do Sicoob apresentou variação de 2,41%, equivalente a 108% do Certificado de Depósitos Interbancários (CDI). De acordo com a Febraban, a rentabilidade média dos planos de previdência abertos, PGBL e VGBL, registrou índices abaixo do CDI (2,23%) e da Sicoob Previ (2,41%) no primeiro quadrimestre de 2013 com 1,52% para fundos que aplicam em multimercados sem renda variável, 1,42% para fundos aplicados em renda fixa e -0,05% para fundos aplicados pelo menos 15% de suas cotas em ações.

No ano passado a evolução na carteira de ativos da Sicoob Previ foi de 143% em relação a 2011, e a rentabilidade acumulada foi de 9,02% a.a., equivalente a 107,44% do CDI. O número de participantes teve crescimento de 184%, passando de 6.411 para 18.232.

O plano de previdência complementar do Sicoob é oferecido nas cooperativas do Sistema e, para ter acesso ao produto, basta ser associado a uma delas. A taxa de administração do investimento no Sicoob é de 0,25% ao ano, enquanto a taxa média anual do mercado gira em torno de 2,5 a 3%.

De acordo com Ricardo de Amorim, gerente de Captações do Bancoob, instituição financeira provedora do plano de previdência para as cooperativas do Sicoob, a meta para este ano é aumentar o número de participantes. “A expectativa de crescimento para 2013 é atingir 30 mil participantes no plano de previdência do Sicoob, alcançando, dessa forma, o primeiro lugar no ranking dos planos fechados Multi Instituídos do país”, diz.

 

Sobre o Sicoob

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2,5 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por mais de 500 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias, provedoras de produtos e serviços especializados, como consórcio, previdência e fundos de investimento. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilitam acesso a recursos para empréstimos em geral e investimentos, tanto para pessoas físicas como jurídicas, com juros mais acessíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *