Paraíba lidera cooperativismo de crédito nordestino

No Estado, existem 13 cooperativas ligadas ao Sistema OCB-PB

A Paraíba lidera o ranking do cooperativismo de crédito do Nordeste. Em 2012, o Estado respondeu por 32% das operações de crédito e 23% dos depósitos do setor na região. As cooperativas de crédito paraibanas também estão acima da média regional no tocante à participação no sistema financeiro, onde detêm 6,5% dos empréstimos e 3,69% depósitos.

Os números são do estudo Evolução do Sistema Cooperativista de Crédito Brasileiro em 2012, produzido pelo Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), com base em dados do Banco Central. Segundo a pesquisa, a Bahia detém o segundo lugar no ranking regional com 18,65% das operações de crédito e 22,12% dos depósitos. Pernambuco e Ceará também aparecem em destaque na pesquisa.

O fato de a Paraíba sediar as centrais regionais dos dois maiores sistemas de cooperativismo de crédito do país – Unicred e Sicoob – contribuiu para que o setor ganhasse força no estado, segundo o superintendente executivo da central Sicoob N/NE, Neilson Santos Oliveira. “Outro fator importante é a força do sistema Unicred na Paraíba, que conta com cooperativas filiadas como a Unicred João Pessoa, que é destaque nacional no ramo“, acrescenta.

Para o gerente de Unicred Central N/NE, Ricardo Passos, a liderança da Paraíba se deve à própria atuação do setor, que tem se esforçado em difundir as vantagens de ser associado e da bancarização através do cooperativismo. “Outro fato importante é que na Paraíba, temos três cooperativas de livre admissão – Unicred’s João Pessoa (Capital), Alto Sertão Paraibano (Sousa/Cajazeiras) e Centro Paraibana (Campina Grande/Patos). Isso proporcionou a adesão de mais sócios. O Sistema conta, ainda, com a Creduni (João Pessoa/Campina Grande), que associa servidores das universidades federais”, afirmou.

Em 2012, a região Nordeste reunia 119 cooperativas, sendo seis centrais e 113 singulares que, juntas, representavam 9,5% do total das cooperativas brasileiras. Na Paraíba, existem 13 cooperativas ligadas ao Sistema OCB-PB (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba). Juntas, estas cooperativas reúnem mais de 27 mil associados.

 

COOPERATIVAS URBANAS

O estudo revelou que a demanda por crédito é maior que a geração de depósitos no cooperativismo nordestino. Esta característica, típica de cooperativas de natureza urbana e do perfil pouco poupador da região, pode trazer riscos operacionais ao setor. Na Paraíba, entretanto, a capitalização das cooperativas através das sobras (lucro na linguagem do cooperativismo) tem fortalecido o sistema.

As cooperativas hoje colocam as sobras como um grande diferencial. A distribuição de sobras ao cooperado, além gerar a certeza de que os recursos investidos por ele na instituição foram bem administrados, também dá credibilidade para a Cooperativa conseguir captar ainda mais recursos do mercado para ampliar a oferta de produtos de crédito aos associados“, afirma Ricardo Passos.

O superintendente do Sicoob N/NE, Neilson Oliveira, ressalta que o sistema Unicred, que é mais forte no Estado, se originou na categoria dos médicos, que consome muito, mas também é poupadora.

Fonte: ParaibaTotal.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *