Cooperativas de crédito do estado de Rondônia aprovam filiação ao Sistema Cresol

Segue a passos largos o processo de filiação das Cooperativas de Crédito da Agricultura Familiar de Rondônia (Creditag) ao Sistema Cresol Baser. Na última semana do mês de abril as cooperativas aprovaram a filiação, em assembleias, vencendo assim uma das etapas de todo o processo. As primeiras se cumpriram com a autorização do Banco Central para que a Cresol ampliasse sua área de abrangência para o Estado de Rondônia e com a aprovação do Conselho Administrativo do Sistema Cresol pela filiação.

De acordo com o analista de gestão do Sistema Cresol Sérgio Souza da Silva, a próxima etapa do processo é conseguir a aprovação das atas das assembleias e do estatuto padronizado da Cresol pelo Banco Central, o que deve acontecer nos próximos dias.

Sérgio Souza informou que mesmo antes do cumprimento desta próxima etapa, já estão sendo encaminhados alguns pontos rumo à mudança de marca, onde as cooperativas de Rondônia deixarão de ser identificadas como Creditag, passando a ser Cresol. “Primeiramente estão sendo criados cronogramas de padronização das agências, com fachadas e móveis. As primeiras agências a serem padronizadas serão as de Presidente Médici e Ministro Andreazza, com datas previstas para o dia 24 e 27 de maio, respectivamente. As outras agências iniciaram um processo de readequação interna, com aumento de espaço interno para posterior padronização”.

Formação

Assessores e funcionários das cooperativas receberão treinamentos, a partir deste mês, para a utilização de sistema e novas tecnologias, a exemplo de Pronaf, cartão, microcrédito, entre outras.

Expansão

Mais do que uma associação de pessoas, as cooperativas de crédito Cresol são agentes que promovem o desenvolvimento econômico e social. O Cooperativismo de Crédito Solidário da Cresol que iniciou sua história no Sudoeste do Paraná e hoje conta com mais de 100 mil famílias cooperadas desafiou-se a uma expansão ainda maior, levando o crédito solidário da Cresol à outros estados fora do sul do Brasil.

A atuação das cooperativas do Sistema Cresol Baser nos mais de 18 anos de existência abrange aproximadamente 300 municípios nos estados de Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, e agora filiando novas cooperativas em Rondônia e ainda com expansão para outras regiões desses estados e ainda para novas áreas como Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e ainda apoiando o estado do Amazonas, aproximando cada vez mais do agricultor familiar os serviços e as operações de crédito disponibilizadas pela Cresol, buscando a inclusão financeira e o desenvolvimento social em cada região.

Fonte: Cresol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *