Sicoob participa do lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo 2013

Representantes do Sicoob Confederação e do Bancoob participaram, na última terça-feira (26/2), em Brasília (DF), do lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo 2013. O evento reuniu lideranças do setor, integrantes da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), representantes do governo federal e de outras instituições parceiras. A Agenda Legislativa do Cooperativismo deste ano homenageia o arquiteto Oscar Niemeyer. A ideia é exaltar a defesa de Niemeyer por uma sociedade mais justa e igualitária – pontos defendidos também pelo movimento cooperativista.

A publicação foi apresentada pelo presidente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Márcio Lopes de Freitas, aos deputados federais e senadores da República, ressaltando as principais demandas do setor no Congresso Nacional. Na Agenda, estão relacionados 57 projetos prioritários ao movimento cooperativista, com o posicionamento sobre cada uma das matérias. Segundo Freitas, entre as proposições, destaca-se o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 271/2005, que regulamentara? o ato cooperativo, evitando a ocorrência de bi-tributação para o segmento. Durante a abertura do evento, Freitas entregou uma cópia da agenda ao presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), presidente da Frencoop.

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, e o diretor de Relacionamento Institucional do Banco Central, Luiz Edson Feltrim, também estiveram presentes ao evento e receberam a publicação. Mendes Ribeiro disse que o governo fará esforço para o cumprimento da agenda. “O Ministério inteiro, junto com o Parlamento, está trabalhando, para que possamos dizer que fizemos nossa parte”, disse.

Feltrim disse que o cooperativismo desempenha papel central no sistema financeiro nacional e que as cooperativas têm capilaridade para chegar às populações não alcançadas pela rede bancária tradicional. “As cooperativas possibilitam o acesso aos serviços financeiros de uma população não totalmente integrada”, disse.

O Embaixador Especial da FAO para o Cooperativismo Mundial, Roberto Rodrigues, lembrou a comemoração do Ano Internacional. “A designação das Nações Unidas reflete o trabalho das cooperativas. Elas surgiram no século 19 contra a desigualdade social e realmente tiveram um papel crucial nessa mitigação. Agora, mais uma vez, elas foram um agente fundamental na defesa da paz. Portanto, nada mais merecido que receber o Prêmio Nobel da Paz“, destacou o líder cooperativista.

Para o diretor de Negócios do Sicoob Confederação, Abelardo Duarte de Melo Sobrinho, a Agenda Legislativa do Cooperativismo é um importante marco no processo de disseminação de informações sobre o setor cooperativista. “O documento proporciona o conhecimento das principais reivindicações do segmento. O maior desafio neste momento é mostrar para a sociedade os benefícios do cooperativismo como a geração de renda e emprego, a sustentabilidade e questões sociais“, diz.

O diretor-presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada, destacou a evolução do lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo, que neste ano chegou à sua sétima edição. “O evento promovido pela OCB foi excelente e superou todas as expectativas. Esperamos que iniciativas como esta se desenvolvam sempre, no sentido de trazer os resultados que o cooperativismo anseia no campo regulamentar”, ressalta.

O diretor de Operações do Bancoob, Ênio Meinen, chamou atenção, ainda, para o prestígio atribuído pela presença recorde de parlamentares e lideranças cooperativistas no evento. “Isso, por um lado, demonstra a força do cooperativismo, e, por outro, amplia o compromisso do Parlamento e do Executivo com o setor. Certamente, teremos avanços institucionais e de regulação em 2013”, afirma.

A Agenda Legislativa do Cooperativismo foi entregue a todos os parlamentares e lideranc?as do setor cooperativista presentes no evento. Uma versão em PDF da Agenda Legislativa do Cooperativismo 2013 está disponível no Portal Brasil Cooperativo (www.brasilcooperativo.coop.br) e no Blog OCB no Congresso (ocbnocongresso.brasilcooperativo.coop.br). Posteriormente, será lançada a versão digital para tablets.

Fonte: Sicoob

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *