Reaberto na Inglaterra o Museu dos Pioneiros de Rochdale

Local onde funcionou a primeira cooperativa do mundo resgata e conta para a sociedade a história do movimento cooperativista

Foi reaberto no último dia 29/10 o Museu dos Pioneiros de Rochdale, onde originalmente funcionou a sede da primeira cooperativa do mundo, situada na rua Toad Lane, na Inglaterra. A presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ICA, na sigla em inglês), Pauline Green, foi a encarregada de cortar a fita inaugural, acompanhada dos presidentes Chales Muchirti, da ACI África; Ramón Imperial, da ACI Américas; Li Chunsheng, da ACI Ásia; e Felice Scalvini, da ACI Europa. “Este é um grande momento para o movimento cooperativista”, assinalou Pauline. “Esta pequena tenda em Rochdale foi a origem de um movimento que inclui milhões de pessoas”, destacou a presidente durante a solenidade de reabertura do museu.

O novo Museu dos Pioneiros de Rochdale tem o objetivo de conservar o local original daquela primeira cooperativa de consumo, e gerar uma reflexão em torno dos princípios e ideais do movimento cooperativo. A instalação oferece visitas guiadas e também uma visita virtual pelo endereço na internet. Clique aqui para acessar.

A reinauguração coincide com o encerramento das comemorações pelo Ano Internacional das Cooperativas, durante a ICA-Expo 2012 – maior feira internacional do cooperativismo.

Fonte: OCB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *