Portal do Cooperativismo Financeiro Bacen lançará um censo com o perfil dos cooperados das cooperativas crédito em 2013 - Portal do Cooperativismo Financeiro

Bacen lançará um censo com o perfil dos cooperados das cooperativas crédito em 2013

Piloto será feito até o final do primeiro semestre de 2013

Um censo com o perfil dos associados das cooperativas de crédito do país será lançado pelo Banco Central do Brasil (BC) em 2013. A realização de um piloto deve ocorrer até o final do primeiro semestre. A ideia é que o estudo reúna informações como identificação do cooperado, data de adesão, município de origem, valor do capital total e a integralizar, e seja semestral. Tais definições serão feitas pelo órgão regulador, com a participação do Sistema OCB.

O objetivo, segundo o gerente do Ramo Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Sílvio Giusti, é munir o BC e o próprio setor cooperativista com dados relevantes sobre o segmento. “A partir do levantamento, será possível fazer cortes por região e tipo de cooperativa, por exemplo. A intenção é que esse material seja base para novos estudos e subsidie a criação de estratégias, planos de negócios e até possíveis aprimoramentos normativos“, comentou o gestor.

No último mês, o BC encaminhou às cooperativas singulares e-mail com modelos e instruções para preenchimento dos arquivos oficiais, os quais deverão ser enviados ao órgão até 15 de fevereiro de 2013. As mesmas também poderão ser sanadas pelo e-mail sumoc.diseg@bcb.gov.br. Os sistemas cooperativos de crédito e a OCB receberão também cópia das instruções para facilitar o apoio às singulares.

Serão consideradas as informações com data-base de dezembro de 2012, e os arquivos deverão ser encaminhados por meio do aplicativo PSTAW10, em formato texto (.txt) ou planilha Excel (.xls ou .xlsx). O mapeamento dos dados será realizado até maio de 2013. Já o lançamento do Censo de Cooperados (data-base 06/2013) está previsto para o mês de agosto.

Fonte: OCB

1 Comentário em Bacen lançará um censo com o perfil dos cooperados das cooperativas crédito em 2013

  1. desejo obter noticias sobre os desafios e sucessos das cooperativas do Brasil e no mundo, porque sou membro de uma cooperativa de credito da Republica Democratica de Timor-Leste

    Antecipadamente, os meus sinceros cumprimentos

    Bonifacio Correia

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.