Roberto Rodrigues fala para cooperativistas no Canadá

Ele abriu a programação do quarto dia da conferência “International Summit of Cooperatives 2012”, em Quebec

O líder Roberto Rodrigues, embaixador especial do cooperativismo mundial na Organização das Nações Unidas para Alimentação (FAO), deu início hoje (11/10) aos debates durante a conferência “International Summit of Cooperatives 2012”, em Quebec, no Canadá. Logo no início do seu pronunciamento, Rodrigues provocou os 3 mil representantes de cooperativas dos 91 países presentes para a necessidade de identificação e surgimento de novas lideranças mundiais, que apontem o caminho para o desenvolvimento socioeconômico sustentável. “É chegada a hora de uma nova forma de liderança, que organize movimentos de rede. E o cooperativismo é o ambiente propício para suscitar isso, visto que a prática das cooperativas, empresas baseadas em valores, busca eficiência e competitividade, ao mesmo tempo que se orienta para um desenvolvimento integral da sociedade“, disse.

Rodrigues reforçou sua fala fazendo referência ao 7º princípio cooperativista, a Preocupação com a comunidade. “Chegou o momento do movimento cooperativista assumir seu papel de liderança e, a partir do capital social – definido por Amartya Sen como o grande fator de desenvolvimento das nações, e que, baseado em confiança e coesão, é próprio das cooperativas -, promover o desenvolvimento, por meio do bem-estar”, destacou, referindo-se ao fato de que “o PIB não pode mais ser um indicador de desenvolvimento aceitável”.

Em seguida, o embaixador especial do cooperativismo ressaltou a importância do movimento, falando sobre seu desejo de ver este movimento receber o prêmio Nobel da Paz. “O cooperativismo é um movimento inclusivo, que defende a paz e a economia, de forma ética. Nossa atuação nos dá condições absolutamente próprias para receber essa premiação”, comentou.

No evento, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) foi representando pelo gerente geral de Desenvolvimento de Cooperativas e a gerente de Formação e Qualificação Profissional, respectivamente, Maurício Alves e Andréa Sayar. A conferência teve início na última segunda (8/10) e terminou hoje.

Fonte: OCB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *