BACEN reduz taxa de juros para 7,25% ao ano

Dividido, BC reduz juros para 7,25% ao ano no décimo corte consecutivo. Com decisão, juros renovam mínima histórica e rendimento da poupança cai. Maioria dos analistas previa manutenção, mas curva de juro apontava corte.

O aumento recente da inflação não impediu o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de reduzir a taxa básica de juros da economia brasileira. Nesta quarta-feira (10), a autoridade monetária decidiu baixar a taxa básica da economia de 7,5% para 7,25% ao ano. Este foi o décimo corte consecutivo na Selic – que começou a recuar em agosto do ano passado.

A decisão, entretanto, não foi unânime. Cinco diretores votaram pela redução dos juros, mas três integrantes do Copom, que foram voto vencido, queriam a manutenção da taxa básica em 7,5% ao ao.

O presidente do BC, Alexandre Tombini, votou pelo corte, juntamente com os diretores Aldo Mendes (Política Monetária), Altamir Lopes (Administração), Luiz Awazu (Assuntos Internacionais e Regulação do Sistema Financeiro) e Luiz Feltrim (Relacionamento Institucional). Votaram pela manutenção o diretor Carlos Hamilton (Política Econômica), Anthero Meirelles (Fiscalização) e Sidnei Corrêa (Organização do Sistema Financeiro).

Com a queda, foi “renovada” a mínima histórica – ou seja, os juros atingiram o menor patamar já registrado em toda a série histórica do Banco Central, que começa em 1986. Até o momento, a menor taxa apurada era justamente de 7,5% ao ano.

Fonte: G1

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *