Aposentados criam cooperativa de crédito

Coopernapi começa com 30 mil cooperados e planeja expandir para todo o Brasil.

Depois de cinco anos de luta para conseguir autorização do Banco Central, foi criada em São Paulo a primeira cooperativa de crédito dos aposentados – Sicoob Coopernapi. A entidade, presidida por Marcos Bulgarelli, nasceu dia 24 de setembro com o apoio do Sindicato Nacional dos Aposentados, ligado à Força Sindical. Localizado à rua do Carmo, 171, a Coopernapi inicia com 30 mil cooperados e funcionará com os produtos e serviços do Sicoob – conta corrente, talão de cheques, cartões de crédito e débito, recebimento de contas, além do crédito consignado..

Valdir Rullo, diretor operacional da nova cooperativa, disse que era uma reivindicação antiga dos aposentados, principalmente pela grande demanda de crédito consignado. “Sabemos que as taxas de juros, mesmo no consignado, são menores nas cooperativas de crédito em comparação com os bancos”.

Segundo Carlos Chiaraba, presidente do Conselho da Central de Cooperativas de Credito do Estado de São Paulo (Cecresp), a Central ofereceu todo o apoio no projeto, planejamento e estudo de viabilidade econômica da mais nova cooperativa associada. Desde 2009 a Associação dos Aposentados recolhia a contribuição espontânea dos associados para formar o futuro capital da cooperativa. Valdir planeja chegar a 70 mil cooperados nacionalmente assim que o Banco Central aprovar a abrangência territorial em nível Brasil.

Fonte: Sicoob Central Cecresp

1 comentário

  1. gostaria de receber informaçoes de como funciona a cooperativa, pois sou aposentada pelo estado de sao paulo.Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *