Rio Grande do Sul sedia o maior evento do Cooperativismo de Crédito do País

Congresso irá debater diretrizes para o Cooperativismo de Crédito nacional

Inscreva-se hoje mesmo para o 9º ConcredCerca de 6 milhões de brasileiros realizam projetos e sonhos por meio do crédito oferecido pelas cooperativas de crédito. É um número expressivo, que dá ideia da força do setor que, além de crédito acessível, consegue oferecer serviços financeiros de qualidade. O Brasil possui 1.312 cooperativas de crédito, organizadas em 38 centrais estaduais e cinco confederações, espalhadas pelo País por meio de 4.825 postos de atendimento. Para debater e definir os referenciais de um modelo ideal para o Sistema Cooperativista de Crédito brasileiro, a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), em parceria com a Sicredi Pioneira RS e com o apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, realiza a 9ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), o maior e mais importante evento do Cooperativismo de Crédito nacional. O congresso ocorre nos próximos dias 21, 22 e 23 de agosto, em Nova Petrópolis. 

Tendo como tema central “As Cooperativas de Crédito Constroem um Mundo Melhor”, a 9ª edição do Concred ganha um significado especial neste ano, já que 2012 foi decretado oficialmente pela Organização das Nações Unidas o Ano Internacional das Cooperativas.

Rui Schneider, Presidente da ConfebrasDe acordo com o presidente da Confebras, Rui Schneider da Silva, para estabelecer uma orientação comum às questões que afetam o Sistema Cooperativo de Crédito, especialmente em relação à política de juros, gestão de riscos, governança cooperativa, tributação, oferta de novos produtos e serviços e obtenção de economias de escala, o 9º Concred apresentará uma programação ampla, com a participação de autoridades do Cooperativismo de Crédito do Brasil e do mundo, de forma a criar um ambiente de reflexões antes e durante as palestras, talk shows, oficinas e painéis. Também está na base da programação promover a capacitação dos colaboradores que atuam nas cooperativas, com atualizações sobre regras do Banco Central, o papel das cooperativas, a questão da sustentabilidade e a comunicação e o marketing. “Precisamos aprender a usar estas ferramentas para mostrar à sociedade quem somos e que vantagens levamos a ela ao realizar nosso papel dentro do sistema financeiro”, ressalta Rui Schneider da Silva. 

A Confebras promoverá ainda, durante o Concred, a 2ª edição do Prêmio Concred Verde, oferecido bienalmente e que visa ao fomento das ações das cooperativas de crédito e das demais entidades ligadas ao setor voltadas para a adoção e gestão de atividades sociais e ambientais em benefício da comunidade.

Ao fim do evento, será produzida a Carta de Nova Petrópolis, documento a ser entregue ao Governo Federal, como forma de apoio e contribuição ao projeto nacional de desenvolvimento sustentável econômico e social. 

As inscrições para o congresso podem ser feitas antecipadamente, pelo site do evento – www.confebras.com.br/concred -, em que também é possível encontrar toda a programação. Para quem não conseguir se inscrever antes, no primeiro dia do Concred ainda será possível se cadastrar no local. A organização do evento espera o público de 1.200 participantes. Uma das novidades desta edição será a transmissão ao vivo de todo o evento pelo site, em parceria com o Canal Cooperativo.

 

Sobre os organizadores

A Confebras é a primeira confederação de cooperativas de crédito do País. Tem em seu quadro social 758 cooperativas de crédito, 10 centrais, 8 singulares e 1.361.544 associados distribuídos nas cinco regiões do País. 

A Sicredi Pioneira RS é uma das 113 cooperativas de crédito do Sistema Sicredi. Conta com quase 80 mil associados, ativos de R$ 920 milhões e com uma carteira de crédito de R$ 520 milhões.

 
 

Serviço

9º Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito (Concred)

Data: 21, 22 e 23 de agosto de 2012

Horário:

– Dia 21: Abertura oficial às 19h. O credenciamento dos participantes será feito durante o dia, a partir das 9h;

– Dia 22: Das 8h às 18h;

– Dia 23: Das 8h30 às 16h30. Às 20h30, haverá uma festa temática.

Local: Centro de Eventos, Nova Petrópolis (RS)

Site do Concred:http://www.confebras.com.br/concred 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *