Pesquisa do Sebrae mostra atuação de cooperativas de crédito

Informações foram divulgadas durante evento para o setor na cidade de Nova Petrópolis (RS)

Brasília – A Atuação das Cooperativas de Crédito no Brasil no Atendimento às Micro Pequenas Empresas (MPE) é o título da pesquisa produzida pelo Sebrae, com apoio do Banco Central e da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). O documento foi divulgado nessa terça-feira (21), durante o 3º Fórum Nacional sobre Cooperativas de Crédito de Micro e Pequenos Empresários e Empreendedores. O encontro acontece no Centro de Eventos de Nova Petrópolis (RS).

“As conclusões são importantes para subsidiar as ações, estratégias e parcerias. Estamos empenhados em facilitar o acesso ao crédito, um dos maiores obstáculos ao crescimento dos pequenos negócios“, diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. “Ao participarem dessas organizações, micro e pequenas empresas têm a possibilidade de acesso ao crédito de forma rápida, menos burocrática e a um custo menor”, pondera o diretor.

A pesquisa destaca informações, como o perfil das cooperativas de crédito e das MPE atendidas. O material também informa como se dá a relação entre as cooperativas e o Sebrae, instituição de apoio às MPE, por meio de capacitações e consultorias. O Sebrae realiza ainda grandes eventos na área, em parceria com organizações como o Banco Central e a OCB.

As cooperativas de crédito são sociedades sem fins lucrativos que integram o Sistema Financeiro Nacional (SFN). Elas se destinam essencialmente a prover serviços financeiros aos seus associados.

A pesquisa ouviu 47% das cooperativas brasileiras que atuam com micro e pequenas empresas. Cada uma delas atende cerca de 7,6 mil associados – dois terços desse total constituem potenciais clientes do Sebrae, pois agrupam, além de MPE, empreendedores individuais (EI), produtores rurais e profissionais liberais.

De acordo com as informações das cooperativas ao levantamento, 25% dos empresários contratam empréstimos como pessoa física, mas utilizam os recursos nos seus empreendimentos. No que diz respeito aos créditos contratados pelas MPE, o valor médio fica em R$ 22.855, com um prazo, na maioria, de até 12 meses. Conforme o documento, cerca de 50% dos serviços contratados pelas micro e pequenas empresas se referem a crédito, com taxas médias de juros mensais entre 1% e 6%.

De forma geral, as cooperativas ouvidas sugeriram parcerias com o Sebrae. Uma em cada quatro delas já realiza algum tipo de colaboração com a instituição de apoio às MPE. Sobre a estrutura das cooperativas de crédito, a pesquisa revela que 46% dos recursos usados por essas instituições são próprios. As entidades participantes do levantamento responderam que desejam ampliar o atendimento às MPE e afirmaram que atendem os pequenos negócios de forma diferenciada, com pouca burocracia e taxas de juros mais competitivas.

Fonte: Agência Sebrae

2 Comentários

  1. Que texto bacana! Já visitei o teu site outras vezes,
    porém nunca tinha escrito um comentário.
    Coloquei seu site nos meus favoritos para não perder nenhuma atualização.
    Um abraço e sucesso!

  2. Que texto bacana! Já visitei o seu site algumas vezes, mas essa é a
    primeira vez que escrevo um comentário. Pus seu site nos meus favoritos para eu não perder nenhuma atualização.
    Um abraço e sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *