Mensagem da Aliança Cooperativa Internacional para o 90º Dia Internacional das Cooperativas

No próximo dia 7 de julho de 2012, será comemorado o nonagésimo Dia Internacional das Cooperativas da ACI e o décimo oitavo Dia Internacional das Cooperativas declarado pela ONU.

O Dia Internacional das Cooperativas da ACI é um dia de singular importância em 2012, consagrado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas. Para estar em consonância com esta ocasião particular, o tema do Ano Internacional, “empresas cooperativas constroem um mundo melhor“, será mantido para o Dia Internacional.

O Ano Internacional das Cooperativas é uma oportunidade excepcional para contar a um público maior a história do cooperativismo. Não se limita aos êxitos do passado, à pessoas que se uniram em tempos econômicos difíceis para multiplicar exponencialmente seus recursos, seu acesso aos mercados e reestabelecer o equilíbrio nas negociações de preços. A resiliência e a estabilidade do modelo cooperativo é uma mensagem que conserva sua relevância na atualidade.

As cooperativas são a chave para o caminho que deveria seguir a economia neste século XXI, dado que nos últimos anos, o mundo demonstrou o quão necessário é diversificar amplamente a econômica global.

A escala das empresas cooperativas é tão grande, que pode contribuir com maior significado a esta diversificação. Atualmente, o informe Global 300 elaborado e publicado pela ACI, divulga que as 300 maiores cooperativas do mundo movimentam negócios de US$ 1,6 trilhão, o que equivale ao PIB de muitos grandes países. Além disto, as cooperativas geram 100 milhões de empregos no mundo.

No Brasil, Rússia, Índia e África, 15% da população são sócios de uma cooperativa, enquanto que apenas 4% são acionistas de empresas de capital.

No Quênia, as cooperativas representam 45% do PIB; na Nova Zelândia, 22%; nos Estados Unidos, 30 mil cooperativas empregam 2 milhões de pessoas.

Ressalte-se também que as mais importantes cooperativas aparecem regularmente entre as 100 melhores empresas para trabalhar (Best Place to Work) e na lista dos 100 melhores empregadores, publicada pela Revista Fortune.

As cooperativas são empresas baseadas em valores. O modelo cooperativista tem uma governança mais participativa. Devido ao compromisso que seus membros tem com a empresa, as cooperativas refletem os valores da comunidade. Desde o início, se preocupam com a produção de bens e serviços. O compromisso com a sustentabilidade é um dos sete Princípios reconhecidos pelos membros da ACI em 100 países, que fazem parte da definição de cooperativismo.

Estes princípios – equidade, participação, sustentabilidade – se unem para que as cooperativas sejam lugares de trabalho decente, empresas dinâmicas e exitosas. Em cada setor, desde a agricultura, a pesca, a silvicultura até os bancos cooperativos e as cooperativas de crédito; desde a habitação e saúde até as mutuais e cooperativas de seguro; e mais ainda nas cooperativas de trabalho, as cooperativas criam empregos decentes, tem uma relação de confiança maior entre os consumidores e uma capacidade de sobrevivência maior que outras formas empresariais. As cooperativas constroem um mundo melhor.

A ACI foi fundada em 1895 para fomentar o modelo cooperativista. Coopera com organizações intergovernamentais e governamentais para promover o desenvolvimento do cooperativismo. Perante os países, defende um marco jurídico e regulatório que reconheça as necessidades únicas e particulares das cooperativas para seu crescimento econômico, e entre seus membros, fomenta a intercooperação.

A ACI faz um chamado aos cooperativistas do mundo inteiro e os convida a aproveitar o Dia Internacional do Cooperativismo – comemorado em um ano que honra especialmente as cooperativas – para relatar suas histórias de cooperação. Estas histórias estão disponíveis no www.stories.coop.

Para a celebração deste Dia Internacional do Cooperativismo, a ACI publicou uma série de livros eletrônicos em cooperação com Global Hews Hub para mostrar como as cooperativas “constroem um mundo melhor”. Estes livros eletrônicos serão publicados quando nos aproximarmos do evento virtual Co-operatives United, que é o evento de encerramento deste Ano Internacional das Cooperativas, celebrado em Manchester, na Inglaterra, em outubro de 2012.

Por favor, registre-se para ter mais informações sobre este evento virtual ou reservar sua participação na visita programada à Manchester: www.manchester2012.coop.

Também é possível baixar estes livros eletrônicos para descobrir o que distingue as cooperativas.

Fonte: ACI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *