Inicia o congresso do Woccu na Polônia

Sendo realizado no Polish Baltic Philhamonic Hall em Gdansk, o congresso do Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito) começou no dia 15 de Julho, contando com três eventos iniciais: Fórum de Liderança das Mulheres Globais; Sessão de Intercâmbio dos Jovens; Cerimônia de Abertura e Desfile Internacional de Bandeiras.

O Brasil está representado no evento por um grupo de dirigentes e colaboradores de cooperativas do Sistema Sicredi.

 

Fórum de Liderança das Mulheres Globais

O evento das mulheres foi uma troca de experiências, do intercambio conduzido pelo WOCCU e o objetivo foi mostrar a importância da mulher na liderança e desenvolvimento das instituições, família, filhos, marido e comunidade em geral. O Sicredi foi representado pelas senhoras Irene Catharina Presidente da Sicredi Holambra SP, Eugênia Céres Ranen Costa Monteiro, Conselheira de administração da Sicredi União PR, Vanessa Ferreira e Reni Dasenbrock associada da Sicredi União e Sicredi Cataratas do Iguaçu.

Para a conselheira de administração Céres Ranen Costa Monteiro, “participar de eventos como este é uma grande oportunidade de mostrar o valioso trabalho social realizado pelo Sicredi nas comunidades aonde atua”.

 

Sessão de Intercâmbio dos Jovens

Simultâneo a este evento os colaboradores, Wesley Alves, gerente de Marketing e Programas Sociais da Sicredi União PR e Rejane Andrade, Assessora de Programas Sociais da Central Sicredi PR/SP, participaram do fórum com os jovens cooperativistas, representando o Sicredi com dois projetos, o primeiro de inclusão social dos cortadores de cana da Coopcana, onde milhares de cortadores, que antes recebiam seus salários com cheque, agora utilizam o cartão Sicredi, além de ter a disposição todos os produtos e serviços da cooperativa. E o segundo sobre a atuação do programa “A União Faz a Vida” na formação e desenvolvimento de crianças cooperativista. Para Rejane “A troca de experiências com jovens de diversos países pode enriquecer e trazer novas experiências para o desenvolvimento de projetos de educação cooperativa”.

 

Cerimônia de Abertura e Desfile Internacional de Bandeiras

A delegação de participantes do Sicredi, uma das maiores do evento, chamou a atenção de integrantes de diversos países que buscam cada vez mais integração e intercambio de informações com os integrantes do grupo Sicredi. Outro momento que chamou muito a atenção dos participantes foi a cerimônia de entrada das bandeiras dos países associados a WOCCU. “Representar o nosso pais em uma cerimônia importante foi muito emocionante, vou guardar este momento para sempre em minha memória”, relatou as Sr. Irene Catharina Presidente da Sicredi Holambra SP, que teve a honra de levar a bandeira do Brasil.

Na seqüência, o Sr. Grzegorz Bierecki (MC), 2º. Vice-Presidente da Woccu – Polônia, deu as boas vindas a todos os integrantes da conferencia, apresentou algumas informações importantes para o desenvolvimento das cooperativas e para o desenvolvimento do país. O palestrante destacou os seguintes pontos: Os princípios do cooperativismo ajudaram a Polônia a uma verdadeira democracia e os princípios do cooperativismo deram força para a Polônia crescer nos momentos de crise. O palestrante também destacou o trabalho de solidariedade desenvolvido pelas cooperativas e seus membros. “Eu garanto que a solidariedade irá prevalecer”, finalizou.

Depois foi a vez do presidente (chair) da WOCCU, o Sr. Manuel Rabines, destacar o importante trabalho realizado pela organização. Alguns exemplos são: aumento de renda da população em que as cooperativas, ordem mundial, o modelo cooperativo foi exemplo de credibilidade em momentos de crise, regulamentação da lei da Basiléia III. O presidente também destacou o crescimento do numero de membros da WOCCU e que as cooperativas precisam investir em tecnologia de informação, ele usou com exemplo o uso de aparelho celular para relacionamento e comunicação com os associados. E finalizou a palestra com a seguinte frase: “Não há limite para o que podemos fazer juntos”

Para finalizar o evento ocorreu a palestra do Lech Walesa, Ex-Presidente da República (Polônia). Walesa foi um dos fundadores do sindicato Solidarno?? (Solidariedade) e presidente da Polônia, entre 1990 e 1995, sendo o primeiro após a derrocada do comunismo. Agraciado com o Nobel da Paz de 1983.

O ex-presidente discursou sobre a historia da polônia, sobre o movimento solidariedade que foi fundado por ele, enfatizou que nenhuma geração anterior a nossa teve oportunidade de ter paz como hoje. Ele também citou como exemplo para lutar contra a atual crise financeira, o momento liderado em que ele lutou contra o comunismo e mesmo sem chance alguma ele conseguiu ter sucesso. “Eu gostaria de ser o revolucionário dos revolucionários”, finalizou.

Fonte: Sicredi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *