Sicoob Confederação divulga nova estrutura organizacional

O Sicoob Confederação divulgou na última terça-feira, 10 de abril, a criação de novos componentes e a reorganização da sua estrutura organizacional, aprovada durante reunião do Conselho de Administração da instituição realizada em 3 de abril de 2012.

A principal mudança é a criação de uma nova diretoria e superintendências denominadas respectivamente de Diretoria de Negócios e Superintendência de Negócios. A partir de agora a Confederação passa a contar com três diretorias. Até então a instituição trabalhava com duas: Diretoria de Desenvolvimento Organizacional e Diretoria de Tecnologia da Informação. “É preciso estar cada vez mais preparado para apoiar o crescimento do Sistema. Estamos nos estruturando para atender às nossas cooperativas com mais agilidade e maior eficiência.”, disse o diretor-presidente do Conselho de Administração do Sicoob Confederação, José Salvino de Menezes.

Com a nova estrutura Abelardo Duarte de Melo Sobrinho assume o cargo de diretor de Negócios. Antes dessa posição Abelardo estava como diretor de Desenvolvimento Organizacional, cargo que agora passa a ser ocupado por Marden Marques Soares, até então superintendente de Desenvolvimento Organizacional.

Para Abelardo, o principal ganho que se tem com a nova estrutura apresentada é a divisão no que se refere à organização interna da Confederação e ao atendimento às cooperativas. “Entre as atribuições da nova diretoria está o atendimento mais direcionado e focado nas cooperativas do Sicoob em termos de geração de produtos financeiros e tecnológicos e negócios. Nosso desafio continua sendo o mesmo, que o Sistema esteja satisfeito e que a Confederação cumpra seu papel de organização sistêmica”, enfatizou.

A expectativa do novo diretor de Desenvolvimento Organizacional, Marden Soares, na nova função é aumentar a qualidade dos serviços que o Sicoob Confederação presta na área de Desenvolvimento Organizacional, às cooperativas do Sistema. “Nosso objetivo é aproximar mais nossos cooperados dos nossos serviços”, afirmou.

Para ocupar o cargo de superintendente de Negócios, foi designada Daniela Pimenta Pinheiro Cancian, e como superintendente de Desenvolvimento Organizacional, José Carlos de Assunção. Antes de assumirem a nova função, os novos superintendentes eram os titulares das gerências de Normas e de Controles Internos, respectivamente. Assume a gerência de Normas, Cristine Nolêto Alves Meireles e a gerência de Controles Internos e Riscos, Maria Tereza Arantes Rodrigues da Cunha.

De acordo com a superintendente de Negócios, Daniela Cancian, as expectativas não podiam ser melhores. Além de estar entre os profissionais que ajudaram a constituir a Confederação, Daniela é a primeira mulher a assumir um cargo diretivo na instituição. “Representar as meninas em um cargo de gestão é bacana. É mais um marco e espero que essa minha nomeação seja uma porta de entrada para muitas outras mulheres assumirem um papel diretivo não só na Confederação, como também nas centrais e singulares, onde mulheres no comando são uma realidade. Espero estar à altura desse novo desafio. Nasci e me criei no Sicoob e espero continuar no Sistema pelo tempo que ele precisar de mim”, falou.

Já o novo superintendente de Desenvolvimento Organizacional, José Carlos, espera continuar contribuindo na nova função, com um novo papel e responsabilidades. “Há anos venho trabalhando no Sistema, desde uma cooperativa singular. Entendo que só vai valer a pena se realmente eu estiver à altura do desafio em continuar contribuindo com minha humilde e pequena parcela para levar o Sicoob, com o apoio dos associados, ao papel que está reservado para ele, por meio dos nossos planos estratégicos”, finalizou.
Estão vinculadas administrativamente à Diretoria de Negócios e à Diretoria de Desenvolvimento Organizacional, respectivamente, a Assessoria de Planejamento e Projetos Corporativos e a Gerência de Auditoria. O novo organograma ainda prevê mais um componente na Diretoria de Tecnologia da Informação, que é composta pela Superintendência de Tecnologia da Informação e pela Superintendência de Sistemas de Informação, denominado de Assessoria de Tecnologia da Informação.

Fonte: Sicoob

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *