Cooperativismo: desenvolvimento por meio da cooperação

Uma nova alternativa para o desenvolvimento sustentável está em evidência no cenário mundial: o cooperativismo. A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, com o slogan “Cooperativas constroem um mundo melhor”. O objetivo é despertar o interesse e sensibilizar o governo e a sociedade sobre o papel das cooperativas para o desenvolvimento socioeconômico e comunidades onde atuam, bem como destacar a importância da criação de políticas que contribuam para o crescimento do setor.

O desenvolvimento do cooperativismo no Brasil e no mundo tem contribuído para a conscientização das pessoas sobre a importância da construção de uma sociedade mais equilibrada, sustentável e inclusiva. A cooperação mútua entre os indivíduos desempenha papel fundamental na consolidação de perspectivas para a redução das desigualdades e a promoção do crescimento econômico das localidades onde atuam.

Cerca de um bilhão de pessoas, em mais de 100 países, estão inseridas no cooperativismo. O cooperativismo de crédito brasileiro, por exemplo, desempenha um papel fundamental na inclusão financeira de mais de cinco milhões de cooperados, proporcionando a oferta de crédito àquelas que não têm acesso a esses recursos nas instituições financeiras convencionais.

No Brasil, existem mais de nove milhões de associados e mais de 6.500 cooperativas atuantes em 13 ramos de atividades econômicas. No cooperativismo de crédito são mais de 1.100 cooperativas que oferecem aos seus associados um amplo portfólio de serviços e produtos financeiros com vantagens competitivas em relação ao mercado.

As possibilidades e as vantagens oferecidas pelo segmento de crédito cooperativo têm contribuído para o crescimento contínuo do setor nos últimos anos. Uma das maiores vantagens é o retorno dos investimentos aplicados na cooperativa em prol dos seus associados e das regiões em que atuam. Os serviços oferecidos pelas cooperativas de crédito possibilitam a democratização do acesso a recursos financeiros e a oportunidade de crescimento qualitativo das sociedades.

Outra grande vantagem do segmento é a valorização do capital humano, pois as cooperativas de crédito são organizações formadas por pessoas que não visam o lucro e têm o objetivo essencial de atender às necessidades sociais e econômicas de cada indivíduo que compõe a instituição, considerados também como sócios do negócio e com direito de participar das decisões da cooperativa.

Este ano é especial para todos os cooperativistas do mundo. Para que o setor se consolide de forma plena, cabe a nós o engajamento, com o intuito de disseminar a cultura cooperativista no Brasil e promover o desenvolvimento sustentável do país. Dessa forma, poderemos sonhar com uma sociedade mais democrática e inclusiva para todos.

Fonte: Correio Braziliense – por José Salvino de Menezes – Presidente do Sicoob Confederação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *