Cooperativismo de crédito mantém representatividade no Ministério da Fazenda

gerente jurídico do Bancoob, Ricardo Belízio de Faria Senra, foi designado membro suplente do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN) e tomará posse do cargo ainda no mês de março.

Mais conhecido como “Conselhinho”, o órgão colegiado de segundo grau integra a estrutura do Ministério da Fazenda e é responsável pelo julgamento, em última instância, dos processos administrativos punitivos decididos pelo Banco Central (BC).

Para o diretor-presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada, a decisão é motivo de orgulho para todo o Sistema. “O gerente Ricardo tem conhecimento acerca das matérias jurídicas afetas às decisões do Conselhinho e também conhece as especificidades do Sistema Cooperativista de Crédito, reunindo, assim, todas as características necessárias a uma boa representação do setor”.

O Conselhinho é composto por membros da sociedade civil indicados pelos órgãos de representação das instituições financeiras e por membros do Governo, nomeados para mandatos de dois anos.

Ricardo Belízio irá ocupar vaga destinada ao Conselho Consultivo do Ramo Crédito (Ceco) da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), representando, dessa forma, todo o cooperativismo de crédito nacional. Anteriormente, a vaga era designada a outro integrante do Sicoob: o diretor de desenvolvimento organizacional do Sicoob Confederação, Abelardo Duarte.

Sobre a indicação e a atuação no Conselhinho, Ricardo Belízio declarou: “Recebo a indicação com muita honra. Representar o cooperativismo de crédito em um órgão responsável por julgamentos de ilícitos administrativos não é tarefa fácil. Espero desempenhar tal função pública com a responsabilidade que o cargo exige, aplicando nas decisões os conhecimentos que adquiri na minha experiência profissional, e agradeço muito a confiança do sistema cooperativista de crédito brasileiro”.

Fonte: Bancoob

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *