Medianeira/PR: Mais de 400 pessoas participam de Seminário sobre Cooperativismo promovido pelo SICOOB

Uma história envolvente e motivadora encantou os mais de 400 participantes do Seminário “Cooperativas: Desenvolvendo pessoas, Fortalecendo seus negócios e a comunidade”, realizado em Medianeira, na quarta-feira, dia 08 de fevereiro.

Empresários, moradores e estudantes lotaram o auditório do CPC Arandurá para assistir a palestra do mineiro João Carlos Leite. Ele contou a história da cidade São Roque de Minas e como o cooperativismo de crédito contribuiu para o desenvolvimento dessa cidade.

Com a falência da única agência financeira de São Roque, os moradores não viam mais futuro para o município, já que para ter acesso a serviços financeiros, era preciso deslocar-se até a cidade vizinha, Piuí, 60 quilômetros distante. Com IDH e PIB cada vez menores, nenhum banco quis abrir agência no município e o maior desejo dos moradores era sair da cidade.

A única solução encontrada foi a abertura de uma cooperativa de crédito. Com ousadia e coragem, um grupo de moradores investiu na ideia, mesmo sem garantias de sucesso. Pouco a pouco, todos os moradores foram se tornando associados e hoje a cooperativa é a principal propulsora do desenvolvimento econômico e social de São Roque. “Mais que proporcionar o desenvolvimento da cidade, nós recuperamos a autoestima dos moradores. Se antes todos queriam sair da cidade, agora recebemos gente de fora, pessoas que vêm investir em São Roque de Minas”, diz João Carlos, fundador e atual presidente do SICOOB Saroncredi. A história já virou livro, filme e foi tema de trabalhos acadêmicos e de reportagens especiais.

O seminário foi uma iniciativa do SICOOB Três Fronteiras, com parceria da Acime, UDC Medianeira e apoio da Faciap, Caciopar e Garantioeste. O evento marcou, oficialmente, os trabalhos para abertura do PAC Medianeira, que deve ser inaugurado em abril, com sede na rua Paraguai – Centro.

Estiveram presentes importantes autoridades, representando organizações que apoiam a abertura do SICOOB em Medianeira, entre eles o presidente do BANCOOB, Marco Aurélio Almada, presidente do SICOOB Central Paraná e Sebrae Paraná, Jefferson Nogaroli, presidente da Caciopar, Kaled Nakka, presidente da Acime, Ricardo Zadinello, vice-prefeito de Medianeira, Ricardo Endrigo e a presidente do SICOOB Três Fronteiras, Manuele Fritzen.

No final do evento aconteceu sorteio de brindes e apresentação da equipe de colaboradores do SICOOB em Medianeira. Conforme destacou o gerente Fábio Poletto, mesmo sem a inauguração da estrutura física, o SICOOB já conta com 25 cooperados medianeirenses, em apenas duas semanas de trabalhos. O SICOOB é o maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil. Na microrregião Oeste do Estado, está presente nas cidades de São Miguel e Foz do Iguaçu.

Fotos: Crédito Assessoria SICOOB Três Fronteiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *