Cooperativas do Sicredi iniciam o Processo Assemblear 2012

Com o conceito Gente que coopera participa, as cooperativas reúnem seus associados para prestar contas de 2011 e apresentar o planejamento para 2012

No Sicredi, os associados são os donos do negócio e participam da gestão da cooperativa, de forma efetiva, por meio do Processo Assemblear. O futuro do empreendimento é decidido nas pré-assembleias, nas assembleias de núcleo e consolidado nas assembleias gerais. Em 2012, serão realizados mais de 1.200 encontros com os associados no Processo Assemblear, entre os meses de janeiro e abril. As cooperativas de crédito têm se firmado no mercado financeiro como um sistema mais inclusivo, participativo e democrático. Esse modelo de organização econômica tem ganhado relevância mundial, ao ponto da ONU declarar 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas.

Em 2011, a participação dos associados foi aprimorada com a realização do Processo Assemblear com voto delegado em 41 cooperativas. Líderes, escolhidos localmente, representam os demais associados nas assembleias gerais. A expectativa em 2012 é ampliar o número para 70 cooperativas. Até 2013, todas as cooperativas com mais de três mil associados estarão com este processo ativo.

O Processo Assemblear 2011 mobilizou 190 mil associados, além de 65 mil visitantes, conscientes de seu papel no negócio, que acreditam em um modelo de participação ativa para desenvolvimento do cooperativismo de crédito e do Sicredi.

Fonte: Sicredi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *