Somos uma Cooperativa de Crédito e não um Banco

O cooperativismo de crédito tem uma história centenária, tendo sua origem em Nova Petrópolis/RS onde no ano de 1902 foi constituída a 1ª cooperativa de crédito da América Latina. Esta cooperativa, chamada de Sicredi Pioneira RS, é uma das 119 cooperativas do Sistema Sicredi. O maior diferencial competitivo do Sicredi é o fato de ser uma cooperativa de crédito e não um banco. Apesar de parecer uma simples diferença, ela é fundamental para que se entenda nossa forma de atuação.

Uma cooperativa de crédito não tem “clientes”, mas sim “associados”, pessoas que são as “donas” desta empresa e que participam ativamente das decisões e rumos da cooperativa e que ao final do ano recebem a distribuição das sobras (lucros).

Sempre que alguém procura um banco para abrir uma conta corrente busca identificar aquele que melhor possa atender às suas necessidades, sejam elas de poupança, empréstimos ou de outros produtos e serviços. Em um banco, a relação negocial com o cliente termina logo após a concretização do negócio.

Por exemplo, quando contratamos um empréstimo, para o cliente não interessa saber qual o lucro que o banco terá com aquela operação, ele simplesmente paga os juros contratados e nada mais lhe é compartilhado. Já em uma cooperativa de crédito, o mesmo tomador do empréstimo, nosso associado, ao final do ano participa da distribuição da sobras recebendo de volta parte do lucro que ele mesmo ajudou a gerar. Significa que mesmo que a taxa de juros negociada com o Sicredi seja igual a de um banco, no final do ano, na cooperativa, haverá o ajuste de contas e parte dos juros que foram pagos serão devolvidos para o associado.

É por este motivo que dizemos que nas cooperativas o associado é dono e também usuário. Ele é usuário dos produtos e serviços da cooperativa, buscando ser atendido em todas as suas necessidades, sejam particulares ou empresariais. Ao mesmo tempo ele é dono, pois no final do ano todos os associados reunidos em assembleia decidem o que fazer com as sobras geradas pela cooperativa, sendo que normalmente os lucros são devolvidos de forma proporcional à rentabilidade que cada associado gerou quando adquiriu produtos e serviços da cooperativa.

Venha conhecer o Sicredi e seja você também o dono de sua própria instituição financeira.

 Fonte: Jornal Pioneiro de Caxias do Sul (encarte de 10/10/2011) – Por Márcio Port, Presidente da Sicredi Pioneira RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *