Lideranças cooperativas do Ceará se reúne com representantes da Frencoop

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) esteve na sede do Sistema OCB-Sescoop/CE, participando de reunião com lideranças do cooperativismo de Crédito do Estado, durante este mês de setembro.

Na ocasião, os dirigentes discutiram sobre o Plano Estratégico do Sescoop/CE 2010-2013 e ainda puderam apresentar demandas do ramo Crédito para o ano de 2012. Para o deputado, que integra a Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo) a visita foi uma oportunidade de conhecer alguns dirigentes cooperativistas cearenses. Ele ainda disse estar à disposição do cooperativismo no sentido de fortalecer o segmento na esfera do Legislativo brasileiro. “Vamos tentar reunir todos os segmentos do cooperativismo para cobrar mais atenção do governo e lutar pela normatização de todos os ramos. Posso dizer que sou um porta-voz de vocês.”

Na Frencoop, Raimundo Gomes de Matos é responsável pelo ramo de Turismo e Lazer, mas o deputado destaca que o trabalho que vem fazendo é em prol de todos os ramos. “No momento que estamos em debate, discutimos o cooperativismo como um todo credito que isso ajudar a fortalecer o movimento”. Matos demonstrou interesse em incentivar a cultura da cooperação nos jovens, como forma de combater a competição excessiva. “É a visão de se ter na sociedade essa cultura, de se estimular isso na educação formal”.

O presidente do Sistema OCB-Sescoop/CE João Nicédio Alves Nogueira aproveitou para falar do Programa Cooperjovem, cujo objetivo é exatamente incentivar, nos jovens o ideal da cooperação, com ações nas escolas de ensino médio. “O senhor falou em trabalhar a cooperação com os jovens e nós temos a experiência de já trabalhar com esse público com o Cooperjovem. Uma das nossas diretrizes, hoje, é trabalhar com o jovem, tentando mudar um pouco essa cultura individualista”.

Nicédio presenteou o deputado com o livro “Educar para Cooperar – Práticas Pedagógicas Cooperativas e Formação de Professores no Programa Cooperjovem”, organizado pelas pesquisadoras Ilana Oliveira Maciel, gerente de capacitação do Sistema OCB-Sescoop/CE e Cecília Rosa Lacerda. Ainda durante a reunião foram discutidas algumas demandas do ramo Crédito para o ano de 2012, como as viagens de intercâmbio para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Canadá. Presente à reunião, o superintendente do Sistema OCB-Sescoop/CE José Aparecido do Santos, o presidente da Unicred Fortaleza, José Nazareno de Paula Sampaio, o presidente da Cooperjuris, Joathan de Castro Machado, o presidente da Federalcred, Antônio Martins Moreira, os conselheiros da Unicred Fortaleza, Vicente Aguiar e César Augusto Mesquita Juaçaba e o gerente da Unicred Sobral, Hamilton Madeira Sousa.

Fonte: Unicred

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *